Investimentos sustentáveis já são uma realidade
Por meio da Sicredi Asset Management, é possível investir em aplicações ligadas à sustentabilidade, como os fundos de ações ESG
Com o objetivo de promover um mundo mais sustentável, o Sicredi tem se destacado como referência em investimentos responsáveis. Com mais de 7 milhões de associados em todo o Brasil, a instituição financeira cooperativa tem se empenhado em unir lucratividade e preservação do meio ambiente.
As demandas globais têm apontado para essa direção e o mundo dos investimentos deve acompanhar esses movimentos. Continue a leitura e saiba mais sobre a Sicredi Asset Management, responsável por gerir fundos de investimento do portfólio dos nossos associados e os fundos de investimento ESG.
O que é Asset Management?
Há diversas formas de acesso aos investimentos existentes no mercado financeiro e às vezes um investidor pode ficar em dúvida com tantas opções. Uma das maneiras de facilitar esse acesso com uma gestão de investimentos profissional é através de uma asset management. Trata-se de uma estrutura na qual uma instituição financeira ou empresa especializada gerencia o patrimônio de terceiros, buscando rentabilidade e segurança para esses investimentos. A Sicredi Asset Management atua nesse segmento oferecendo uma ampla gama de produtos financeiros para seus clientes.
Em outras palavras, ela é nossa gestora de ativos que presta serviços para gerenciar e investir o patrimônio de empresas ou pessoas físicas, visando a ampliação dos recursos de forma sustentável.
E quando falamos de patrimônio, o leque é bem extenso, indo desde equipamentos, imóveis, o dinheiro em si e, claro, investimentos realizados no mercado financeiro como ações na Bolsa de Valores e títulos de renda fixa.
De acordo com levantamento de dados realizado em junho/2023, a Asset é responsável atualmente pela gestão de mais de R$ 87 bilhões de patrimônio, sendo considerada a 13ª maior gestora do Brasil e também a 7ª maior gestora quando se trata de investimentos em renda fixa, segundo a ANBIMA. Como sistema cooperativo, temos como missão valorizar o relacionamento, oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos nossos associados e das comunidades onde estamos inseridos.
Filosofia de investimentos
A Sicredi Asset Management possui uma filosofia de investimentos baseada em três pilares:
- Gerenciar riscos é fundamental: Entender as características de risco das diferentes classes de ativos é necessário para que possamos atingir os objetivos de retorno dos fundos que gerimos. Identificamos e mensuramos os riscos, aceitando apenas aqueles que não podem ser diversificados e que remunerem os investidores de forma adequada.
- Enfatizamos a consistência dos resultados: Construímos portfólios que buscam performar em diferentes ambientes de mercado, suportados por robustas análises macroeconômicas e fundamentalistas. Integramos aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG) no processo de investimentos, contribuindo com resultados sólidos no longo prazo.
- Gestão ativa pode gerar retornos superiores no longo prazo: Os ativos por vezes não estão precificados ao redor do valor justo, gerando oportunidades para obtenção de retornos superiores por profissionais qualificados. Buscamos incessantemente estas assimetrias nos diversos mercados em que atuamos.
A Asset busca sempre obter resultados financeiros de forma ética e consciente. A preservação do meio ambiente, o respeito aos direitos humanos e a promoção de um desenvolvimento social equilibrado são aspectos considerados nas decisões de investimento.
Neste cenário, vale destacar que o Sicredi recebeu a avaliação de nota 15,9 pela Morningstar Sustainalytics, classificadora de risco ESG. Essa nota representa um "Risco Baixo" de sofrer impactos financeiros oriundos de fatores ESG. O Sicredi foi considerado um dos 20 melhores "Bancos Diversificados" entre as 400 instituições avaliadas globalmente pela classificadora de risco ESG.
Dentre as opções que fazem parte do portfólio de produtos estão:
- Fundos de renda fixa: modalidade de investimento com boa rentabilidade e baixo risco, se comparado com ações, além de ajudar na diversificação da carteira.
- Fundos cambiais: nessa opção, o investimento está relacionado com as moedas estrangeiras, especialmente o dólar.
- Fundos multimercado: aqui, é possível investir em uma categoria que abrange produtos de renda fixa e renda variável para diversificar sua carteira de investimentos, ao invés de concentrar os ativos em apenas uma classe.
- Previdência privada: ideal para garantir uma aposentadoria mais tranquila e ter um futuro estável, sem depender totalmente da Previdência Social, além de possibilitar o pagamento de menos imposto de renda.
- Fundos de ações: eles são a oportunidade de investir em empresas de capital aberto (ações), selecionadas e monitoradas por especialistas altamente qualificados, buscando diversificação e consistência, sempre considerando seu perfil de investidor e o nível de risco tolerado. Neste tipo de investimento, destacamos os fundos de ações ESG, que contam com portfólio de empresas com boas práticas sociais, ambientais e de governança, unindo rentabilidade e cuidado com o planeta.
Mas, afinal, o que são os fundos ESG?
Os fundos ESG são uma modalidade de investimentos que levam em consideração critérios ambientais, sociais e de governança corporativa. Esses critérios são utilizados para selecionar empresas nas quais os recursos serão investidos. Ou seja, além de avaliar a saúde financeira e o desempenho econômico dessas empresas, também são considerados aspectos como políticas de sustentabilidade, gestão de resíduos, equidade social, entre outros.
O fundo de investimentos em ESG do Sicredi é composto por ações de empresas da B3 referências em boas práticas sociais, ambientais e de governança e está disponível pelo aplicativo ou diretamente nas agências da instituição.
Com aplicação inicial a partir de R$ 500, o investimento alinha o incentivo à sustentabilidade com rentabilidade. As empresas elegíveis para o fundo devem ter iniciativas e ações direcionadas para a preservação e revitalização do meio ambiente, com projetos voltados à transição para a economia de baixo carbono e energia renovável, além de contemplarem relações comerciais e de trabalho justas, com impacto social e com rigorosos controles de governança corporativa.
Por que investir em fundos ESG?
Investir em fundos ESG traz diversos benefícios tanto para o investidor quanto para o meio ambiente e a sociedade como um todo. Em primeiro lugar, há uma crescente demanda por empresas que adotam práticas sustentáveis, o que pode impactar positivamente o desempenho financeiro dessas companhias.
O Sicredi é integrante do Pacto Global da ONU, contribuindo para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Recentemente, neutralizou 21 mil toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) em nível nacional, por meio de apoio a cinco diferentes projetos de créditos de carbono, um em cada região do Brasil.
Investir de forma responsável é o caminho para um futuro mais promissor, e a Sicredi Asset Management tem demonstrado que isso é possível. Com sua atuação em investimentos sustentáveis, a instituição tem transformado o mercado financeiro e incentivado outras empresas a seguirem esse mesmo caminho. É fundamental que mais instituições financeiras sigam o exemplo da Sicredi e contribuam para um mundo mais sustentável e equilibrado.
Investir de forma consciente é uma realidade que traz benefícios para todos. Conheça mais sobre nossas ações e iniciativas de sustentabilidade e venha fazer parte.
Faça seu dinheiro render! Explore nossas opções de investimento e maximize seus retornos.