Intensive Connection fomentando a tecnologia a favor do campo
Conheça o programa de aceleração que aproxima agricultores do universo de startups
O Intensive Connection é um programa para startups focado em soluções inovadoras para a sustentabilidade e competitividade do agronegócio nacional. Desenvolvido pelo AgTech Garage, maior hub de inovação da América Latina para o agronegócio, com o apoio do Sicredi, o programa está em sua 3ª edição. Os números ilustram seu sucesso, somando mais de 100 startups inscritas para 3ª edição, com mais de 18 mil hectares e 2.908 animais beneficiados nas edições anteriores.
Confira os números das primeiras edições:
1ª edição em 2019
- 52 startups inscritas
- 77 associados no piloto
- 4.957 hectares beneficiados
2ª edição em 2020
- 55 startups inscritas
- 303 associados no piloto
- 14.147 hectares beneficiados
O Sicredi tem forte atuação no agronegócio. Por isso, o objetivo dessa parceria é possibilitar acesso à tecnologia aos nossos associados que atuam no agro, garantindo assim um crescimento sustentável. Além disso, um dos objetivos do programa é proporcionar uma jornada de desenvolvimento para as startups que oferecem esses serviços, elevando-as a um novo patamar de maturidade. Para além dos serviços financeiros, nosso desafio é empoderar o produtor rural diante do mercado cada vez mais tecnológico.
Em 2019, o Sicredi selecionou duas startups para o programa com foco em agronegócio. A startup Elysios foi escolhida por desenvolver um caderno de campo digital que permite a rastreabilidade da produção de hortifruti, conectando tanto o produtor rural como o técnico que acompanha a sua propriedade. Já a startup DigiFarmz foi selecionada por auxiliar técnicos e agricultores a controlarem doenças da soja. A empresa apresenta parâmetros para tomada de decisões no combate a pragas e auxílio no manejo anti-resistência.
Como funciona o Intensive Connection?
Durante as inscrições, os participantes devem abordar uma solução inovadora para os temas propostos. Nesse ano, o Sicredi traz o tema “Empoderar o Produtor Rural com acesso a novas tecnologias”. Portanto, os participantes devem propor soluções inovadoras que atendam um desenvolvimento rural sustentável e competitivo. Os pilares propostos são: Planejamento de Safra, Gestão Financeira da propriedade e Controle e manejo de pragas e doenças na lavoura.
Na fase inicial são selecionadas trinta startups que participam de um pitch day para apresentarem suas empresas. Após a apresentação, são selecionadas doze finalistas para integrarem oficialmente o programa. As doze finalistas participarão de seis meses de encontros e conexões com produtores e especialistas do mercado, bem como, com executivos das empresas parceiras como: Bayer, Bunge, Ceva, OCP, Suzano, além do Sicred.
O Intensive Connection também é equity free, ou seja, não requer que o empreendedor inscrito venda parte de seu negócio por um valor pré-determinado no início do programa. Neste ano, as inscrições foram encerradas no dia 09 de março. Vale a pena acompanhar as novidades do programa que, com certeza irá render muitos benefícios ao mercado do agronegócio como um todo.
Você que é nosso associado poderá utilizar os serviços quando os pilotos, depois de validados, direto em sua cooperativa ou na página da AgTech.
Saiba mais em: www.agtechgarage.com/intensive-connection.