Você sabe como o Sicredi funciona?
O Sicredi é formado por 98 cooperativas de crédito, que atuam em 11 estados brasileiros.
Você sabia que o Sicredi é formado por 98 cooperativas de crédito que atuam em 11 estados brasileiros? São tantas as organizações que cooperam para que o Sicredi exista que não é difícil confundir seus nomes e funções. Por isso, criamos um infográfico bem didático que explica como o Sicredi funciona.
Vinculados às cooperativas filiadas, os Associados são a base da estrutura do Sicredi. Eles são os donos do negócio e têm participação de voto com peso igual nas decisões da cooperativa, mesmo que exista diferença de volume de recursos aplicados.
Eleitos pelos associados, os Coordenadores de Núcleo têm a função de levar os temas de interesse e as decisões do núcleo para as assembleias gerais da cooperativa. As decisões primárias acontecem nas Cooperativas de Crédito, onde ocorrem as concessões de empréstimos, administração de recursos e incentivo à formação de poupança. Já as Unidades de Atendimento prestam serviços semelhantes às agências bancárias convencionais.
Existem quatro Centrais Sicredi, também conhecidas como Cooperativas Centrais, responsáveis por difundir o cooperativismo de crédito e por coordenar a atuação das cooperativas filiadas, envolvendo-se em temas como desenvolvimento e expansão. Essas centrais são controladas pela SicrediPar, responsável pelo Banco Cooperativo Sicredi, que é o instrumento de acesso das cooperativas de crédito ao mercado financeiro e aos programas de financiamento.
Além disso, existem o Sicredi Fundos Garantidores, cujas reservas são formadas por contribuições mensais das cooperativas, ressarcimentos e recuperação de ativos, a Confederação Sicredi, que centraliza os serviços compartilhados entre empresas e entidades que compõem o Sicredi, e a Fundação Sicredi, que promove a cooperação, cidadania, sustentabilidade e formação dos associados.
Você encontra essas e outras informações sobre o Sicredi no Relatório de Sustentabilidade.