Entender o que é uma instituição financeira pode ser uma tarefa difícil, afinal o termo é bastante confundido. De maneira geral, essa expressão se refere a muito mais que um simples banco.

Atuando de maneira mais abrangente, ela inclui diversos tipos de associações, como entidades bancárias de investimento e múltiplos, corretoras de valores, distribuidoras e a Caixa Econômica Federal. Todas elas têm objetivos e funções distintas, apesar de muitas pessoas acharem que desempenham o mesmo papel.

Quer conhecer mais sobre as instituições financeiras, entender quais os tipos e benefícios de cada uma? Separamos um post com todas as informações que você precisa ter para ficar por dentro do assunto. Continue a leitura e confira!

 

O que é uma instituição financeira?

 

A instituição financeira tem o papel de fazer o intermédio entre o cliente e uma série de serviços, como investimentos, empréstimos, financiamentos e outras soluções bancárias. Isso acontece por meio de uma troca, ela capta recursos de grandes acionistas com um poder de capital bastante robusto e empresta para aqueles indivíduos que precisam de um complemento orçamentário, para fins de empreendimentos ou até mesmo para investimento próprio.

Se enquadram nessa categoria corretoras que lidam com a negociação de ativos de renda variável ou fixa, empresas de concessão de crédito, entidades encarregadas de efetuar pagamentos de programas governamentais e outras organizações

Quer um exemplo para entender melhor?

Imagine que você precise comprar um carro, mas não tem o dinheiro necessário para isso. Então, entra em contato com uma instituição financeira para conseguir um empréstimo ou fazer financiamento bancário. Com isso, essa entidade te fornece o dinheiro necessário mediante a algumas especificações e você paga parcelas por mês. O que aconteceu foi que a organização captou o valor de outro agente e te emprestou.

Tudo isso é realizado com muita segurança para todas as partes envolvidas e faz com que a economia do país fique mais movimentada.

 

Como funcionam as instituições financeiras?

 

As instituições financeiras funcionam fazendo o intermédio entre pessoas que precisam de determinados recursos financeiros e aqueles que querem investir seu capital. Como já ressaltamos anteriormente, essas entidades — com muita segurança — utilizam os ativos de um agente que investe em renda fixa ou variável e emprestam ao tomador de crédito.

Agora você pode estar pensando o que as entidades ganham com isso, certo? E a resposta é bastante simples: os juros. Dessa forma, todas as partes se beneficiam dessas operações e a economia fica mais fortalecida.

 

Qual a diferença entre um banco e uma instituição financeira?

 

A maior diferença entre essas entidades é que no banco é oferecido uma conta-corrente e rede de agências, enquanto nas instituições financeiras isso não acontece. Entretanto, todo banco é uma instituição financeira, mas nem toda instituição financeira é um banco. Há mais semelhanças do que diferenças entre ambos. Financeiras podem oferecer empréstimos, e estão mais atreladas a emissão de LCs (Letras de Câmbio) e RDBs (Recibos de Depósito Bancário). Já os bancos, oferecem certificados de depósito, Créditos imobiliário, pagamento de contas e entre outros serviços.

Sendo assim, além das corporações bancárias, são, também, instituições financeiras as organizações monetárias, as corretoras de valores, distribuidoras e a Caixa Econômica Federal.

 

Quais são os tipos de instituições financeiras?

 

Existem diversos tipos de instituições financeiras, como banco comercial, cooperativas de crédito, corretoras e muito mais! É uma organização muito mais abrangente do que muitas pessoas pensam. Confira os detalhes de cada uma delas:

 

Bancos comerciais

 

Os bancos comerciais são, com certeza, os tipos de instituições mais conhecidas e, por muitas vezes, usados como sinônimos. Podendo ser públicos ou privados, com eles é possível realizar serviços bancários e transações financeiras no seu cotidiano.

Essas organizações captam os recursos por meio de depósitos, os quais podem ser classificados como à vista ou a prazo.

 

Cooperativas de crédito

 

Já parou para pensar o que são as cooperativas de crédito? Essas organizações oferecem serviços bancários exclusivamente aos seus membros cooperados. Além disso, elas não pretendem obter lucro, todos envolvidos possuem os mesmos direitos e responsabilidades. Vale ressaltar que a adesão a uma cooperativa é totalmente voluntária e livre, sendo assim, deve partir de você.

 

Caixa Econômica Federal

 

Apesar de serem confundidos, a Caixa Econômica Federal e os bancos são instituições financeiras diferentes. A primeira é vinculada ao governo e tem como objetivo auxiliar a saúde financeira de todos os brasileiros. Dessa forma, fazem financiamentos e empréstimos mais facilitados, além de recolher o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

 

Corretoras de valores

 

As corretoras de valores procuram fazer intermediação de operações no mercado financeiro, gerenciar carteiras de investimentos e realizar transações no mercado cambial. Além disso, negociam a compra e venda de ações na Bolsa de Valores e dos títulos no Tesouro Direto.

 

O Sicredi está entre as melhores instituições financeiras do Brasil, segundo a Forbes

 

A Forbes é uma revista estadunidense sobre negócios, economia e uma das publicações mais reconhecidas no mundo todo. Recentemente, divulgou o resultado do ranking World’s Best Banks 2021, que nos encheu de orgulho: somos a 7ª melhor instituição financeira do Brasil, a melhor com presença física e digital, com mais de 2 mil agências pelo país, 300 produtos e serviços e a única cooperativa de crédito presente no top 10.

A lista construída com o apoio da empresa de estatísticas Statista é composta por mais de 500 instituições financeiras globais e coletou a opinião de 43 mil respondentes distribuídos em 28 países, fazendo a avaliação com base em satisfação geral e recomendação, a partir de elementos como confiança, termos e condições, atendimento ao cliente, serviços digitais e consultoria financeira.

 

Estar à frente de grandes instituições financeiras tradicionais e ocupar a melhor colocação entre as cooperativas brasileiras reforça que os valores que acreditamos e praticamos são capazes de construir uma sociedade mais próspera, de forma sustentável. E, com certeza, não estamos sozinhos nessa busca.

Confira — Cooperativismo e sustentabilidade: nossas ações ESG para uma sociedade mais próspera.

Somamos 5 milhões de associados presentes em quase 1,5 mil municípios do país, com mais de 2 mil agências, R$ 105,7 bilhões em depósitos e 30 mil colaboradores que trabalham diariamente com cuidado e dedicação para fazer tudo acontecer. Mesmo com tantos dados, números e o encanto de um reconhecimento desse porte, o nosso objetivo principal continua sendo as pessoas.

Seguimos focados em atender às necessidades dos nossos associados da melhor maneira possível, cooperando com o desenvolvimento das regiões em que atuamos e buscando gerar cada vez mais impacto positivo por onde passamos.

Somente no ano passado, investimos mais de R$ 150 milhões em programas educacionais e ações sociais para associados, colaboradores e comunidades, além de todo o nosso apoio para o desenvolvimento local, a responsabilidade social e as ações de sustentabilidade.

Como deu para perceber, as instituições financeiras são muito mais abrangentes do que a maioria das pessoas pensa. Com diferentes tipos de entidades, elas são responsáveis por garantir que a economia do Brasil fique movimentada e traga mais resultado para os brasileiros. Temos orgulho de fazer parte de tudo isso.

Para você que ainda não é nosso associado, somos uma alternativa para contribuir com uma vida financeira saudável. Conte com a gente e faça parte de uma das melhores instituições do Brasil e do mundo!

 

 

Abra sua conta e seja nosso associado;

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
 seja-associado-blog (1).jpg
Existe alternativa para sua vida financeira!