Saiba como utilizar bem o dinheiro da sua restituição do Imposto de Renda
O dinheiro extra da sua restituição pode ser o primeiro passo para organizar melhor as suas finanças e se proteger de eventuais imprevistos.
Você já parou para pensar como vai utilizar sua restituição do Imposto de Renda? O primeiro lote será liberado no dia 31 de maio e isso significa que, se você enviou a declaração logo no início, tem a possibilidade de receber o dinheiro extra em breve.
E vale lembrar que idosos, professores, pessoas com deficiência ou com alguma doença grave têm prioridade no recebimento.
O fato é que a restituição é um dinheiro que entra na conta e pode dar uma força no orçamento, mas isso não significa que deve ser gasto de qualquer maneira, sem planejamento.
Assim como você precisa de organização para aproveitar bem o seu salário ou aposentadoria, o ideal é que aconteça o mesmo com demais valores que cheguem para complementar a renda.
Essa quantia que você vai receber, quando bem utilizada, garante boas oportunidades de deixar suas finanças em ordem, iniciar uma reserva financeira ou, até mesmo, começar a aumentar o seu patrimônio.
Aproveite a restituição para organizar sua vida financeira
Uma boa maneira de utilizar esse dinheiro é quitando uma dívida, principalmente aquelas com juros mais altos como o cheque especial, média de 8% ao mês, e cartão de crédito, que pode passar de 22,8% ao mês, segundo informações do Banco Central.
Mas, se todas as suas contas estão em dia, esta é uma ótima oportunidade para iniciar ou aumentar a sua reserva de emergência para cobrir eventuais imprevistos, como o reparo de um vazamento em casa ou um gasto extra que não estava previsto no seu orçamento.
Para isso, a poupança do Sicredi é uma boa opção de investimento porque, além de segura, ela rende um pouco todo mês e você pode sacar o valor no momento que precisar. Outro ponto positivo é que ela é isenta de Imposto de Renda.
Mas as vantagens não param por aí. Depois de dar o primeiro passo aplicando a sua restituição na nossa poupança, é possível programar depósitos mensais ou pontuais no valor que você definir.
Assim, sua reserva vai crescendo a cada dia e, ao mesmo tempo, você contribui com o desenvolvimento social e econômico da sua região, estimulando novos negócios e colaborando com a economia local.
Mas as vantagens não param por aí. Como um associado Sicredi, você também pode participar das decisões da sua cooperativa nas assembleias anuais e participa da distribuição dos resultados.
Ainda não é um associado? Abra sua conta e venha cooperar com a gente.