Fundos multimercado: vale a pena investir?
Os fundos de investimento multimercado podem ser alternativas para quem busca diversificação e rentabilidade.
Está pensando em diversificar a sua carteira para garantir os melhores resultados? Uma boa estratégia pode ser investir em fundos multimercado. Esse tipo de investimento permite a aplicação em segmentos diferentes, contando com a expertise de quem conhece o mercado, pois os fundos são geridos por profissionais do segmento.
Dessa forma, é indicado para quem deseja investir em várias categorias de ativos ao mesmo tempo, mas ainda não tem amplo conhecimento sobre o mundo dos investimentos e não se sente apto ou não tem tempo para realizar aplicações individualmente.
Nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre este tipo de investimento e suas possibilidades.
O que são fundos multimercado?
De maneira resumida, podemos dizer que os fundos multimercado são uma categoria de fundos de investimento, que permite a alocação do capital dos seus cotistas em diferentes modalidades disponíveis no mercado financeiro. Ou seja, é possível investir tanto em renda variável, quanto renda fixa, sempre buscando a melhor rentabilidade para o investidor.
Como funciona?
Os multimercados representam uma opção de investimento em uma aplicação coletiva. Ou seja, é feita a união de recursos de vários investidores para serem aplicados ao mesmo tempo no mercado financeiro e de capitais. Tanto os ganhos, quanto as perdas são compartilhados pelos participantes, na proporção do valor depositado por eles.
As tomadas de decisões são feitas por um gestor profissional que segue políticas e orientações já pré-definidas.
Esse tipo de investimento tem categorias e subcategorias definidas pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), órgão que regula e define boas práticas para empresas de investimentos.
Tipos de fundos multimercado
Os fundos multimercados são divididos em três grupos de acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), órgão responsável pelo regulamento e definição de boas práticas para empresas de investimentos.
A divisão ocorre da seguinte forma: Alocação, que buscam retorno no longo prazo por meio de investimentos em diversas classes de ativos; Estratégia, voltados para objetivos específicos, definidos na política de investimentos; e Investimento no Exterior, que por sua vez se dividem em subcategorias conforme tabela abaixo:
Conheça os detalhes de cada fundo multimercado..
Vantagens
Esse tipo de aplicação pode oferecer muitas vantagens para o investidor, tudo vai depender do seu perfil e objetivos. Entre elas, estão:
- Carteira diversificada de ativos de diferentes classes em um só investimento
- Gestão realizada por um profissional especializado
- Flexibilidade nas escolhas
- Possibilidade de obter melhor performance nos investimentos
Como investir em fundos multimercados?
Agora que você já sabe o que são, conhece os tipos e como funcionam os fundos multimercado, se desejar iniciar a aplicação nesse tipo de investimento, fique atento a alguns pontos. Veja as opções disponíveis e certifique-se de que estão de acordo com as suas necessidades, perfil e objetivos. Busque ler o regulamento do fundo que deseja ingressar e avalie sua confiabilidade.
Procure uma instituição financeira séria e comprometida com o seu resultado. Contar com profissionais qualificados pode fazer toda a diferença no seu investimento.
Não se esqueça de acompanhar a sua aplicação e faça bons negócios.
Quer mais dicas sobre investimentos? Acesse nosso Blog. Faça parte da comunidade do Sicredi. Seja um associado e abra a sua conta.