Quer uma solução prática, rápida e muito vantajosa para realizar o seu sonho? Então você precisa saber como pedir crédito para aumentar as suas chances de conseguir tirar essa meta do papel!

Neste post, você confere todas as dicas de como aumentar as chances de liberação e ainda garantir uma boa análise de crédito no Sicredi. Continue a leitura com a gente!

 

Como faço para pedir crédito pessoal?

 

Crédito pessoal é aquele direcionado para situações do dia a dia, como pagar uma conta, cobrir uma emergência, enfim, para quaisquer imprevistos.

A primeira ação que deve ser feita ao considerar pedir crédito para a sua instituição financeira é se organizar para realizar as suas metas financeiras. O crédito é um valor que você contrata e que está sujeito a parcelas com juros, então, deve haver um planejamento orçamentário antes de fazer a solicitação.

Para isso, avalie qual é a sua necessidade e o orçamento que você tem disponível para encontrar a melhor condição para o seu bolso sem ficar no aperto. Afinal, a operação deve ser uma facilitadora para as suas finanças. Além disso, você passará por uma análise de crédito, nela, será avaliado o seu perfil enquanto consumidor e pagador de contas.

Em seguida, você deve ir à instituição escolhida, abrir uma conta ou conversar diretamente com o gerente da agência. Apresente os seus objetivos e as suas necessidades, faça uma simulação e encontrem, juntos, as melhores soluções para você.

No Sicredi, todo esse processo também pode ser feito no aplicativo Sicredi X. Ao se tornar uma pessoa associada, você tem acesso a funcionalidades e simuladores de crédito 100% online. Se a solicitação for aprovada, recebe o contrato digital e segue com a contratação da solução.

 

Quais são os documentos necessários?

 

Cada instituição financeira pode solicitar documentos determinados para a contratação de crédito para fins específicos ou não. De maneira geral, as documentações pedidas são algumas dentre as abaixo listadas:

  • Documento de identificação com foto (como RG, passaporte, CNH);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de estado civil;
  • Comprovante de residência emitido nos últimos 2 meses (contas de luz, água, condomínio);
  • Comprovante de renda;
  • Última declaração de Imposto de Renda;
  • Extrato do FGTS atualizado;
  • Outros dados pessoais.

Os documentos de identificação são importantes tanto para a criação da conta corrente, caso você ainda não possua uma conta na instituição, quanto para a análise de crédito que irá avaliar o seu comportamento como consumidor.
 

5 dicas para aumentar as chances de aprovação de crédito

 

No início desse post, a gente deu a primeira dica para pedir crédito para organizar as suas finanças, mas existem alguns passos que você pode adotar para melhorar as suas chances de ter a análise aprovada. Confira 5 dicas para conseguir um crédito pessoal mais rápido:

1. Seja um bom pagador: faça um cronograma e pague todas as suas contas em dia. Qualquer atraso marca um ponto negativo no seu histórico de pagamentos;

2. Regularize as suas dívidas: uma das formas de acabar com as dívidas com mais rapidez é regularizando-as com a instituição financeira responsável. Assim, você consegue taxas de juros menores, parcelas mais atrativas e prazos prolongados para quitar tudo. Outra maneira de fazer isso é por meio da portabilidade de crédito entre instituições para encontrar melhores condições de pagamentos;

3. Monitore o seu score financeiro: o seu score financeiro é o indicador de que você é um bom pagador e de que você se compromete com as dívidas que assume. Por isso, acompanhe o seu desempenho no Serasa, SPC e outros canais. A partir dos valores apontados por eles, você tem uma percepção do seu comportamento e pode tomar decisões que ajudem a manter o seu score positivo;

4. Inscreva-se no Cadastro Positivo: assim como existe o Cadastro Negativo para os negativados, o Cadastro Positivo monitora os seus hábitos financeiros e auxilia no aumento do score se você o manter sempre regularizado com as suas contas em dia;

5.  Mantenha o orçamento no verde: evite gastar mais do que você ganha e mantenha um registro de todos as suas despesas fixas e variáveis. Dessa maneira, você tem melhor controle dos gastos e do quanto sobra ao fim do mês para se organizar e pagar as parcelas do seu crédito pessoal.

Ao seguir essas sugestões, você se mantém com um bom histórico financeiro que será valorizado pelas instituições financeiras, aumentando as suas oportunidades de conseguir um crédito do tamanho que você precisa. Lembre-se de que as dicas se tratam de hábitos e devem ser seguidos mesmo após conquistar o valor desejado, para não ficar inadimplente.

 

O que fazer em caso de rejeição?

 

Em caso de rejeição de crédito, é preciso analisar as justificativas dadas pela instituição financeira. Geralmente, elas estão associadas a score baixo, falta de capacidade de pagamento ou dados não atualizados, então, será necessário correr atrás de regularizar os critérios solicitados.

A partir disso, será possível conversar com o gerente da sua conta. Assim, vocês podem encontrar, juntos, as melhores soluções para o crédito pessoal para as suas necessidades.

Aqui no Sicredi, você pode fazer a sua simulação em diversos canais. Você tem acesso a todo o suporte para te orientar e tirar as suas dúvidas com respeito à operação.

Continue navegando em nosso blog e explore as melhores soluções para as suas metas financeiras. Agora que você sabe como pedir crédito no Sicredi, que tal conferir as nossas opções e encontrar a perfeita para você?

Até a próxima!

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
 credito-para-voce.jpg
Pague suas contas, antecipe investimentos e realize seus sonhos