10 dicas para você vender mais na Black Friday
Com as estratégias que selecionamos, você pode transformar essa data em uma oportunidade de fazer seu negócio prosperar
A Black Friday, tradicional data de descontos e promoções, está chegando e, se você é um micro ou pequeno empreendedor, essa é uma ótima oportunidade para alavancar o seu negócio.
Aproveite as dicas que separamos para você, que vai vender na Black Friday, e quer aproveitar ao máximo essa data tão esperada.
Dica 1: planeje suas ofertas
Por aqui, sempre citamos sobre a importância de fazer um bom planejamento, não é mesmo? E quando o assunto é Black Friday, não poderia ser diferente.
Já sabe quais os valores de itens ou serviços que quer destacar e oferecer para seus clientes? Se ainda não, é a hora de definir. Pense em bons descontos e combos que façam sentido com a proposta do seu negócio.
Lembre-se: ofertas atrativas ajudam a chamar a atenção dos clientes, manter a fidelidade de quem já confia no seu negócio e ainda abrem portas para conquistar novos.
Outra estratégia que pode fazer a diferença é criar um calendário de promoções, com ações que vão desde postagens nas redes sociais até envio de e-mails e mensagens para os clientes que já estão na sua base de dados.
Assim, você consegue manter o público engajado e ansioso pelos seus serviços.
Dica 2: divulgue nas redes sociais
Já que citamos as redes sociais, que tal aproveitá-las ao máximo? Com o uso delas, empreender na Black Friday pode ficar mais fácil.
Use essas plataformas para divulgar ofertas e, se puder, crie anúncios pagos para alcançar um público ainda maior.
Dar visibilidade às promoções é importante, e as redes sociais são perfeitas para isso, permitindo que quem deseja empreender na Black Friday alcance mais pessoas de forma rápida e direta.
Dica 3: prepare seu estoque
A Black Friday costuma ser um verdadeiro “boom” de vendas. Por isso, certifique-se de que o seu estoque esteja alinhado com as promoções que você vai oferecer e, se necessário, solicite antecipadamente o aumento do estoque com seus fornecedores.
Deixar os clientes sem o item desejado pode gerar frustração e fazer com que eles procurem a concorrência.
Então, evite o risco de ficar sem produtos durante as vendas e aproveite ao máximo as oportunidades valiosas que a Black Friday tem a oferecer.
Dica 4: ofereça um atendimento de qualidade
O atendimento ao cliente faz toda a diferença. Por isso, esteja preparado para responder perguntas, ajudar na escolha dos produtos e garantir uma experiência de compra positiva.
Um bom atendimento facilita a jornada de compra e ajuda a construir um relacionamento de confiança, aumentando as chances de que os clientes voltem a comprar com você no futuro.
Dica 5: prepare-se para trocas e devoluções
Com o aumento das vendas, também pode haver um aumento nos pedidos de trocas e devoluções. Para lidar com isso da melhor forma, comunique as políticas para os clientes e, se possível, deixe essas informações visíveis no site e nas lojas físicas.
Assim, o cliente saberá como proceder caso precise e você transmitirá confiança e segurança durante o processo, que são pontos importantes para empreender na Black Friday.
Dica 6: estenda a Black Friday
Outra boa estratégia para empreender na Black Friday e aumentar as vendas é prolongar as promoções por mais alguns dias.
Você pode começar com um "esquenta" antes da data oficial, oferecendo produtos com descontos especiais e criando uma expectativa nos seus clientes.
Além disso, que tal fazer uma "Black Week", que é uma semana inteira de promoções? Ou, ainda, a "Cyber Monday", que acontece na segunda-feira seguinte à Black Friday e foca em ofertas on-line.
Assim, você prolonga o período promocional e pode captar mais vendas, alcançando até mesmo clientes que perderam as ofertas iniciais.
Dica 7: ofereça diferentes meios de pagamento
Facilitar o pagamento é uma das chaves para o sucesso durante a Black Friday. Por isso, considere aceitar diversas formas de pagamento, como cartão de crédito, débito, Pix e até mesmo opções de parcelamento sem juros.
Com a Máquina de Cartões do Sicredi, por exemplo, você pode receber pagamentos por aproximação, via Pix, QR Code e muito mais.
Dessa forma, você garante um processo simples e prático, ampliando as possibilidades de compra e facilitando a decisão dos clientes de adquirir seus produtos ou serviços.
E por citar pagamentos… confira as opções de pagamentos que oferecemos para facilitar seu negócio
Dica 8: seja transparente
A Black Friday tem um histórico de desconfiança devido à famosa "Black Fraude", em que alguns lojistas inflavam os preços antes da data para depois oferecer “descontos”. Não caia nessa.
Honestidade é a melhor estratégia a longo prazo e fortalece a confiança do consumidor em seu negócio. Então, seja transparente com os preços e deixe claro que as promoções são reais.
Dica 9: ofereça brindes e amostras grátis
Quem não gosta de ganhar um presentinho extra? Durante a Black Friday isso pode ser um diferencial.
Oferecer brindes ou amostras grátis junto com as compras é uma ótima maneira de surpreender os clientes e incentivá-los a comprar mais.
Além disso, essa prática pode ajudar a divulgar novos produtos ou serviços que você oferece, aumentando as chances de futuras vendas.
Dica 10: monitore o seu desempenho
Além de vender na Black Friday, é importante monitorar de perto o desempenho do seu negócio.
Analise os dados de vendas, confira quais produtos tiveram mais saída e identifique possíveis pontos de melhoria.
Esse monitoramento é importante para ajustar suas estratégias para a próxima Black Friday, focando nos pontos fortes e corrigindo o que não funcionou tão bem.
Assim, seu negócio estará cada vez mais preparado para crescer e você poderá melhorar as vendas ano após ano.
Conte com a gente na Black Friday de 2024
Na Black Friday de 2024, conte com a gente. Aproveite nossas dicas e adapte aquelas que se encaixam na sua realidade.
Para dar um empurrãozinho e ajudar na gestão do seu negócio, você pode utilizar nosso Organizador PJ.
Com ele, você consegue ter um controle mais fácil do fluxo de caixa, emitir boletos e notas fiscais de serviço diretamente pela plataforma, e ainda notificar seus clientes de maneira prática.
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