Neste Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, ouvimos três mulheres que representam a força feminina nos negócios e no cooperativismo. Conheça suas histórias e o que elas têm a dizer a você, mulher, que está começando agora ou quer empreender. 

Karine Colombo iniciou sua trajetória como Assistente de Negócios, hoje atua como Gerente Regional de Desenvolvimento e participa em movimentos locais, como o Núcleo da Mulher Empresária e nacionais, como o Mulheres do Brasil. 

Ícone play

 

Cláudia Carvalho é empreendedora na área da comunicação, especializada em cooperativismo, atua como motivadora na busca pela melhor versão de cada um e participa do Comitê Mulher do Sicredi.

Ícone play

 

Jandira Carvalho é empreendedora na área de mineração, no setor imobiliário e desenvolve atividades na área da saúde e bem-estar. Atua no Comitê Mulher do Sicredi e dá o seu recado apoiando a união entre as mulheres, porque acredita que a mudança de comportamento faz a diferença. 

Ícone play

 

A luta pela representatividade feminina vem ganhando cada vez mais batalhas na sociedade, mas ainda precisa de muito apoio e incentivo para seguir adiante. Segundo uma pesquisa do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em 2019 as mulheres representavam 34,5% do total de empreendedores no país. Em 2020, após o início da pandemia, esse número caiu para 33,6% (o que significou uma perda de 1,3 milhão de mulheres à frente de uma empresa). 

Um dos motivos para essa queda representativa é a necessidade de se dedicar mais à família e aos afazeres domésticos. De acordo com dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, elas dedicaram quase o dobro do tempo a essas atividades em comparação com os homens.

 

O que nossas presidentes têm a dizer?

 

Angelita Cadoná, presidente da Cooperativa Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG

"As mulheres vêm conquistando, cada vez mais, espaço no empreendedorismo. Dos principais motivos que levam as mulheres a estar à frente dos negócios é a necessidade de ter outra fonte de renda, a busca para adquirir independência financeira e sentir-se realizada. 

Atualmente em nossa Cooperativa, 44% dos associados pessoas físicas são mulheres e nas pessoas jurídicas em torno de 49% destas possuem mulheres na composição societária ou na gestão, mostrando que cada vez mais a mulher quer exercer seu protagonismo no mundo empresarial. É por acreditar na força das mulheres nos negócios que nossa Cooperativa trabalha para impulsionar ainda mais o empreendedorismo feminino, apoiando e inspirando as empreendedoras."

Maura Carrara, presidente da Cooperativa Sicredi Nossa Terra PR/SP

"A Sicredi Nossa Terra sempre esteve à frente na promoção e incentivo ao empreendedorismo feminino, movimento que teve início em 2012 e que tinha como foco estimular a participação feminina em cargos de gestão e comando. Este projeto foi reconhecido pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito em 2017, na Áustria, como um exemplo a ser seguido.

O movimento ganha  maturidade  e se torna  Comitê Mulher  em 2017, gerando resultados como 30% de mulheres no Conselho de Administração, incluindo a presidência. No Conselho  Fiscal  a representatividade é maior, 50% - mesmo percentual de mulheres líderes como delegadas/coordenadoras de núcleos.

Para manutenção do percentual de mulheres líderes, instituímos em 2021 um guia para o quadro gerencial ter um olhar para a diversidade onde 50% dos candidatos contemplem mulheres.

Todas essas iniciativas resultaram em exemplos que nos contam o quanto as mulheres envolvidas foram estimuladas a empreender, a ter uma visão mais empresarial para suas atividades tendo na cooperativa um suporte para seu desenvolvimento.  

A redução da desigualdade de gênero está finalmente sendo reconhecida como prioridade em todo o mundo. O Sicredi, enquanto Instituição Financeira Cooperativa e como agente de transformação da sociedade, reconhece seu papel na promoção da equidade de gênero."

Caminhando neste propósito, em 2019 a Fundação Sicredi institucionalizou o Comitê Mulher, uma iniciativa que busca promover a equidade de gênero, o empoderamento e a capacitação de mulheres, para que elas possam cada vez mais assumir novos papéis de protagonismo e liderança nas nossas cooperativas e em suas comunidades.

Fica a nossa homenagem à todas as mulheres empreendedoras, para que continuem realizando sonhos e transformando a vida de outras mulheres Brasil afora.

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
 seja-associado-blog (1).jpg
Existe alternativa para sua vida financeira!