Orçamento familiar: confira o passo a passo para colocar a vida financeira em ordem
A organização das finanças pode trazer mais tranquilidade e segurança no seu dia a dia
Lidar com o dinheiro pode ser uma grande dificuldade para muitas pessoas. Afinal, a vida adulta traz muitas responsabilidades: aluguel, financiamento, contas de água e de luz, fatura de cartões, boletos… Por isso, é muito importante criar um orçamento familiar para conseguir manter a saúde financeira em dia.
A estratégia vai te ajudar a entender sua atual situação. Dessa forma, você vai administrar a sua renda da melhor forma possível, controlando e organizando os seus gastos.
Nesse post, entenda um pouco mais sobre esse recurso, além de acompanhar um passo a passo para criar o seu próprio orçamento.
Afinal, o que é o orçamento familiar?
De maneira geral, o orçamento familiar nada mais é do que a organização e o controle de todas as finanças da família. Nele, deve ser levado em consideração todas as despesas da casa, assim como a renda total.
O planejamento financeiro é fundamental para fazer o melhor uso do dinheiro e não passar por dificuldades.
Criando um orçamento familiar: passo a passo
1. Converse com os membros da família
Em primeiro lugar é importante que todos os integrantes da família compreendam a importância de criar e seguir um orçamento. Por isso, reúna toda a sua família e explique o porquê a medida está sendo adotada naquele momento.
Todos podem contribuir com o processo elencando objetivos, definindo metas e traçando estratégias para que o orçamento possa ser cumprido.
2. Escolha uma ferramenta para ajudar com essa tarefa
Para manter tudo organizado e registrado, você precisa definir alguma ferramenta que possa te ajudar com o controle das finanças. Hoje em dia, existem diversas opções disponíveis no mercado: aplicativos, plataformas digitais, ou até as boas e velhas planilhas do Excel.
O importante é que você se adapte e consiga extrair o melhor funcionamento da ferramenta. A tecnologia é interessante para aqueles casos em que todos os membros da família precisam ter o acesso rápido e fácil do orçamento familiar. Por isso, escolha o recurso que melhor atenda às suas necessidades!
3. Faça o levantamento das suas receitas e despesas
Está na hora de identificar todos os gastos familiares e sinalizar todas as entradas de dinheiro. Esse levantamento é muito importante para entender a real situação financeira da casa.
Ter consciência de todas as suas receitas e despesas facilita no momento de criar um orçamento familiar condizente com a sua realidade.
4. Defina os objetivos
Após fazer o registro dos gastos e das suas receitas, você terá que partir para a definição dos seus objetivos que podem ser, por exemplo, uma viagem de férias, a compra de um carro ou até mesmo a aquisição de um imóvel. Quando se tem um propósito, fica muito mais fácil seguir o orçamento familiar.
5. Repense suas escolhas
Com o diagnóstico das suas finanças, você percebe que talvez seja preciso fazer o corte de alguns gastos supérfluos. Repense as suas escolhas e priorize apenas aquilo que for realmente necessário para a sua família.
Os itens que não possuem tanta necessidade devem ser descartados por um período, até atingir o objetivo final.
6. Analise periodicamente o seu orçamento
O orçamento familiar pode sofrer alterações conforme a necessidade. É importante analisá-lo periodicamente para saber o que está funcionando ou não.
Essa avaliação pode ser muito útil para tirar o melhor proveito do planejamento familiar.
7. Estude sobre educação financeira
Para obter melhores resultados, você pode iniciar estudos sobre educação financeira. O conhecimento pode te ajudar a lidar melhor com o dinheiro, além de gerar insights de como gerir as suas finanças com mais segurança.
Agora que você já conferiu as nossas dicas sobre como fazer um orçamento familiar, parta para a ação! Coloque a mão na massa, reúna a família e comece a montar o seu o mais breve possível.
Para ter acesso a outros conteúdos dessa temática, acesse o nosso Blog.
Faça mais por você e pela sua família. Abra a sua conta e seja um associado do Sicredi.