Um dos principais passos para você organizar sua vida financeira e ter mais tranquilidade é planejar seu orçamento para o próximo ano. 

Afinal, quando você sabe quais suas receitas e suas despesas, é possível fazer ajustes no seu orçamento e cortar custos, se necessário, para quitar dívidas, começar uma reserva de emergência e até investir nos seus sonhos e projetos. 

Por isso, confira a seguir algumas dicas para você se organizar e aprender a administrar melhor seu dinheiro.

 

Faça uma planilha e organize seus gastos mês a mês

 

Todo ano é igual: férias, IPTU, IPVA, matrícula e material escolar nos primeiros meses. Também tem os gastos fixos como água, luz, gás, mensalidade da escola ou faculdade e muito mais. Por isso, é muito importante que você inclua esses custos no seu planejamento financeiro anual.

Como essas despesas têm um grande impacto no seu orçamento, elas sempre precisam ser consideradas. Faça uma planilha com todas as suas fontes de renda e suas despesas mensais, para que você possa entender sua situação financeira e avaliar como você está utilizando seu dinheiro.

Janeiro: saiu de férias? Inclua os gastos no orçamento

Se você viajou, o valor da despesas extras precisa estar na sua planilha anual. Afinal, férias sempre envolvem gastos que precisam ser considerados, como passagens, aluguel de carro, combustível, estadia, alimentação passeios e outros.  

Fevereiro: é hora de pagar IPTU e IPVA

Não importa se você irá pagar à vista ou parcelado. Os gastos com os impostos anuais obrigatórios precisam estar no seu orçamento. Organize a melhor forma de quitá-los e evite maiores transtornos. E, se for possível, aproveite os descontos para pagamento antecipado.

Março: volta às aulas, prepare o bolso

Quem tem filhos em idade escolar sabe que os custos com material escolar, livros e uniforme são altos. Por isso, é importante planejar os gastos para não fazer dívidas que podem prejudicar o seu orçamento do ano todo. Invista só o necessário e procure as lojas com preços mais baixos.

Abril: Faça seu imposto de renda

Evite problemas com a Receita Federal e entregue seu imposto de renda no prazo estipulado, mas quanto antes, melhor. Afinal, se você tiver imposto a restituir, mais cedo você receberá o valor. Esse planejamento também serve para quem tem impostos a pagar. Coloque tudo na sua planilha e organize-se. 

Maio: Aproveite para quitar dívidas

Agora que os gastos de início de ano já encerraram, aproveite para quitar eventuais dívidas com cartão de crédito e cheque especial, por exemplo. Os juros altos são inimigos da sua saúde financeira. Por isso, coloque suas contas em dia e evite o acúmulo de dívidas.

Junho: Você já pode economizar!

Quando você tem todos os seus gastos na planilha, é possível avaliar melhor suas despesas e cortar supérfluos. Fique de olho nas compras por impulso e nas refeições fora de casa, que podem ter um grande impacto no seu orçamento. Prefira opções mais econômicas. 

Julho: Faça uma reserva de emergência

Imprevistos sempre acontecem, até com quem se planeja. Por isso, reserve um valor para eventuais emergências. Você pode precisar de dinheiro para consertar o carro que quebrou, substituir a máquina de lavar roupa ou fazer uma cirurgia de urgência.

Agosto: Defina seus objetivos

Ok! Mas, fazer um planejamento financeiro pra quê? Se você ainda não sabe quais suas metas, aproveite o mês para definir o que você deseja a curto, médio e longo prazo. Pode ser fazer uma viagem internacional, comprar um apartamento ou, simplesmente, não ter dívidas. Vale tudo!

Setembro: Comece a investir

Agora que você já definiu seus objetivos, você já pode começar a investir. O Sicredi tem diversas opções de investimento, conforme seu perfil de investidor. Conte com o auxílio dos nossos especialistas para você ter os melhores ganhos.  

Outubro: Mantenha a disciplina e a paciência

Organizar a própria vida financeira pode ser cansativo e pouco estimulante, principalmente para quem está iniciando. Afinal, é preciso disciplina e tempo para que seu planejamento dê certo. Por isso, mantenha o foco e seja paciente. Em breve, você poderá colher os frutos da sua organização.

Novembro: Vamos comprar com responsabilidade?

A melhor época para comprar é quando os preços estão mais baixos. Por isso, aproveite a Black Friday do Shopping do Sicredi para adquirir os itens que você está precisando, como calçados e roupas, eletrodomésticos, móveis ou celular. Lembre-se: oferta boa é aquela que cabe no seu orçamento.

Dezembro: Compras de Natal e Ano Novo

Depois de controlar os gastos o ano todo, nada de exagerar nas compras de Natal. Estipule um valor máximo para investir nos presentes da família e cuidado com o excesso de confraternizações.

 

Como o Sicredi pode ajudar no seu planejamento financeiro?

 

Se você tem dívidas, converse com seu credor e renegocie os valores pendentes. Também é possível conseguir ótimas condições de parcelamento ou descontos para pagamento à vista. 

Aqui no Sicredi, quem já é uma pessoa associada pode ter acesso às linhas de crédito com juros mais justos e diversas opções de investimentos para fazer seu dinheiro render mais.

Além disso, também temos o Programa Cooperação na Ponta do Lápis, um programa de educação financeira para você aprender a administrar seu dinheiro melhor

Abra sua conta e venha para o Sicredi. Aqui você tem produtos e serviços para planejar as finanças do ano e da vida toda. Afinal, não é só dinheiro, é ter com quem contar.
 

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
 seja-associado-blog (1).jpg
Existe alternativa para sua vida financeira!