Planejar suas compras é uma ótima maneira de economizar. Assim, é possível fazer pesquisa de preços e aguardar o melhor momento para adquirir o produto que você deseja. Por isso, muitas pessoas aproveitam novembro, durante a Black Friday, para fazer negócio.

Porém, é preciso ficar atento para não se deixar levar pelo excesso de ofertas, promoções e queimas de estoque. Afinal, a Black Friday está em todo lugar: nas redes sociais, na TV, nas ruas e até na conversa com os amigos. São tantos estímulos que muitas pessoas acabam gastando demais e prejudicando seu orçamento financeiro.

Sendo assim, selecionamos dicas para você curtir a Black Friday, sem prejudicar suas finanças. Aproveite para colocar em prática e cuide bem do seu dinheiro.

 

Dicas para fazer bons negócios na Black Friday

 

1. Faça uma lista de compras

Quando você faz uma lista, você planeja o que quer comprar e pode refletir sobre o que é realmente necessário, evitando itens supérfluos. Por isso, antes de entrar em uma loja ou navegar em um site, saiba o que levar e se o custo cabe no seu orçamento.

 

2. Pesquise os preços dos produtos

Utilize a internet para acompanhar o preço dos produtos que você precisa comprar. Assim, você terá certeza de que os valores da Black Friday estão melhores, evitando propagandas enganosas. Afinal, muitas lojas aumentam os preços antes de baixá-los.

 

3. Pense bem, antes de comprar

Para evitar compras desnecessárias, espere 24h antes de fechar negócio. Pergunte a si mesmo se realmente precisa e se a compra não vai atrapalhar seu orçamento financeiro. Pesquise em outras lojas, confira as vantagens e desconfie de apelos como “é a última unidade”.

 

4. Evite compras impulsivas

O impulso de aproveitar uma promoção e comprar um item mais barato pode ser difícil de controlar. Afinal, o excesso de ofertas pode fazer a gente inventar necessidades que não existem. Por isso, sempre planeje suas compras com antecedência e pratique o consumo consciente e responsável.

 

5. Desconfie de promoções extremas

Fique ligado! Descontos altíssimos podem ser uma estratégia para chamar a atenção do consumidor. Por isso, atenção a produtos com preços muito abaixo do normal. Às vezes, a loja acaba aumentando o preço, antes de baixá-lo na Black Friday, tornando o “desconto” irreal.

 

6. Verifique a reputação da loja

Antes de comprar online, tenha certeza de que a loja é confiável. Leia as avaliações e verifique se o estabelecimento tem um bom histórico de atendimento ao cliente. Afinal, proteger-se contra golpes e fraudes nesse período é essencial!

 

7. Use os cartões de crédito com cuidado

Sempre que possível, faça os pagamentos à vista, evitando parcelar suas compras. O excesso de parcelas pode tornar a fatura muito alta e difícil de pagar. Uma dica é estipular um teto máximo para suas compras de forma planejada. Por isso, lembre-se: use o cartão com responsabilidade e quite sempre o total da fatura.

 

8. Cuidado com frete e condições

Às vezes, o preço do frete é tão alto que o desconto do produto pode não valer a pena. Por isso, compare os valores da loja online com os da loja física, antes de concluir sua compra. Assim, você aproveita sempre a melhor oferta. 

 

Quer mais dicas sobre como cuidar do seu dinheiro? Acesse os cursos e e-books de educação financeira do Sicredi e aproveite a Black Friday sem cair em armadilhas. E, se você ainda não é associado, abra uma conta no Sicredi e conte com a gente para auxiliar a organizar suas finanças e ter uma vida financeira mais sustentável.
 

 Ícone autor
Sobre o

Sicredi

A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo. Aqui rende para você e para todo mundo.

Esse conteúdo foi útil para você?
 seja-associado-blog (1).jpg
Existe alternativa para sua vida financeira!