Vishing: como evitar golpes por telefone
O vishing é um golpe por telefone, onde criminosos se passam por funcionários de empresas. O texto ensina como identificar e evitar esses golpes.

Também conhecido como phishing por voz, o vishing tem atingido não apenas pessoas físicas, mas empresas de todo o país. A prática é complexa. Os criminosos são especialistas em engenharia social e desenvolvem conversas e até robôs fraudulentos para aplicar os golpes. Entre as técnicas, eles se passam por colaboradores do departamento de tecnologia ou suporte de alguma empresa.
Entenda melhor o que é vishing, como ele é realizado, dicas para identificar e evitar os golpes e o que fazer se você receber uma chamada suspeita.
O que é vishing?
O vishing é um golpe aplicado por criminosos via telefone, quando eles conversam diretamente com a vítima. Se passando por um atendente de qualquer empresa, o golpista conquista a confiança das pessoas e consegue dados pessoais e bancários. Ele é capaz de criar uma condição perfeita para que as pessoas ou empresas acabem entregando voluntariamente dados confidenciais e até mesmo acesso a dispositivos da organização.
Esse tipo de prática pode trazer diversos prejuízos para pessoas e negócios, como o roubo de informações confidenciais e até a interrupção das operações de uma empresa. Ter segurança digital hoje em dia é fundamental para não correr o risco de cair em golpes.
Como o vishing é realizado
Geralmente, o vishing é realizado por um criminoso especializado nesse tipo de golpe. Com alto poder de persuasão e muita experiência, o golpista convence quem está do outro lado da linha de que ali, naquela conversa, existe uma possibilidade de ganho. De algum jeito, dados confidenciais acabam sendo revelados e o criminoso pode então fazer cobranças fraudulentas.
Eles usam desde argumentos sobre tarifas falsas até o convencimento de compras desnecessárias para extorquir quem está do outro lado da linha.
Dicas para identificar e evitar vishing
Antes de mais nada, o ideal é sempre estar atento na hora de atender ligações de números desconhecidos. Desconfie de ligações inesperadas, principalmente se alguém ligar alegando ser de uma empresa ou instituição bancária, por exemplo. Se você não solicitou o contato ou não tem nada contratado com a empresa citada na ligação, pense antes de fornecer qualquer dado sensível.
Sempre que possível, verifique a identidade de quem está do outro lado da linha. Pergunte sobre informações que só a empresa real poderia fornecer, como número de contas ou códigos de referência.
E cuidado com a pressão. Os golpistas de vishing frequentemente tentam pressionar a vítima para que ela aja rapidamente, dizendo que é uma emergência ou oferecendo grandes benefícios como o resgate de pontos ou compras com descontos.
O que fazer se você receber uma chamada suspeita?
Verifique o número de telefone. A primeira coisa que você deve fazer ao receber uma chamada de vishing suspeita é verificar o número de origem da chamada. Os golpistas costumam usar números falsificados que parecem ser de empresas legítimas. Se a ligação lhe parecer suspeita, faça uma pesquisa sobre o número.
Confira também o DDD da chamada. Desconfie de números que não correspondem à sua área ou não têm origem verificada. A manipulação emocional através do medo também é uma tática comum entre os golpistas. Se ele estiver muito insistente para que você tome alguma atitude para evitar consequências negativas ou oferecer prêmios muito vantajosos, desconfie.
Por fim, outra medida essencial é educar amigos e familiares sobre o assunto, tomando nossas dicas como referência para evitar cair no golpe de vishing. Os bloqueadores de chamadas também são recomendados para evitar ligações indesejadas e problemas maiores.
Medidas de segurança para proteger suas informações
Na hora de proteger suas informações sigilosas, todo cuidado é valioso. Comece por criar senhas que não sejam tão simples de adivinhar, como nomes, números de telefone ou números sequenciais, por exemplo. Em hipótese alguma, compartilhe essas informações por telefone, especialmente se a ligação for inesperada e você não tiver certeza absoluta da procedência.
Outro ponto importante é o compartilhamento do seu número de telefone. Evite colocá-lo em cadastros e promoções, principalmente se forem virtuais. É através desse tipo de formulário que os golpistas conseguem acesso às suas informações para praticar o vishing.
Evite também clicar em links recebidos por SMS ou por e-mail. Os golpistas enviam links para páginas falsas que imitam sites legítimos ou ligam com a história da falsa central. Se a mensagem pedir para clicar em um link ou fornecer informações pessoais, preste atenção.
Ferramentas de proteção contra vishing
Existem várias ferramentas e recursos que podem ajudar a proteger você e sua empresa contra o vishing. Essas ferramentas vão desde aplicativos que bloqueiam chamadas suspeitas até recursos fornecidos pelas operadoras de telefonia e instituições financeiras para aumentar a sua segurança.
1. Aplicativos de identificação de chamadas e bloqueio de spam
Na sua loja de aplicativos, é possível encontrar recursos que ajudam a identificar chamadas suspeitas ou de fontes desconhecidas e podem bloquear automaticamente números conhecidos por praticar golpes. Muitos aparelhos celulares já vêm com esse recurso de fábrica, o que facilita muito na hora de saber quem está te ligando.
2. Ferramentas e recursos das operadoras de telefone
Muitas operadoras de telefonia oferecem recursos próprios para ajudar a proteger os consumidores contra golpes telefônicos, incluindo vishing. Desde as versões gratuitas até as opções pagas, você pode encontrar esses serviços entrando em contato com a sua operadora. Além do bloqueio de números suspeitos, algumas empresas conseguem bloquear chamadas automáticas, que também são comumente usadas em fraudes via telefone.
3. Autenticação de dois fatores
Embora a autenticação de dois fatores não proteja diretamente contra vishing, ela aumenta significativamente a segurança das suas contas online, tornando mais difícil para os golpistas acessarem suas informações financeiras.
Ao combinar todas essas dicas, você estará mais seguro e distante de levar um golpe por telefone. A prática do vishing tem se tornado cada vez mais comum e frequente, por isso, é fundamental ficar atento para não cair na armadilha dos criminosos. Aqui no Blog do Sicredi você encontra mais assuntos para te ajudar a manter a segurança dos seus dados. Temos um post com dicas de segurança para usar seu cartão de crédito sem medo.