Como posso ser mais cooperativo hoje? Dicas sustentáveis que podem ajudar a transformar o planeta
Adote práticas diárias focadas em sustentabilidade e cuide desta e das próximas gerações
Já estamos na reta final da nossa jornada sobre como ser mais cooperativo para contribuir com a contrução de uma sociedade mais justa e próspera para todos.
Como já mencionamos em outros posts: somos seres individuais e que, unidos, fazemos parte do todo e podemos propor e gerar transformações.
Por isso, não deixe de conferir nossos e-books: “Protagonimo do Eu”, “Protagonismo do Nós” e “Protagonismo de Todo Mundo”.
Vamos, então, descobrir quais os novos passos para sermos mais cooperativos?
Conecte-se ao cooperativismo: siga as nossas dicas sustentáveis
Uma triste realidade para o meio ambiente é o lixo que descartamos no meio ambiente. Diariamente, vemos pessoas jogando lixo no chão ao invés de procurar a lixeira mais próxima.
Ou então, você já pensou em praticar a coleta seletiva, mas, por falta de conhecimento ou devido a correria do dia a dia, não conseguiu seguir em frente com essa ideia?
Nesta etapa do nosso desafio, a proposta é nos conectarmos mais com o cooperativismo, focando no Eco Operativo.
A gente sabe que não existe um "Planeta B" ou um "Planeta Reserva" para nos mudarmos caso os recursos da Terra fiquem escassos. Então, precisamos nos unir em prol do lugar em que vivemos e cuidarmos da nossa casa.
Confira as próximas dicas para entender o nosso papel no mundo e transformar algumas atitudes!
Aprenda como funciona a coleta seletiva na sua cidade
Se você já sabe o que é e como funciona a coleta seletiva, coloque em prática. Se você ainda não sabe, informe-se e mãos à obra! Caso a iniciativa ainda não exista onde você mora, você pode começar e convidar seus vizinhos para participarem também.
Observe o lixo que você produz
Quanto de lixo você joga fora? Qual a quantidade desses resíduos orgânicos gerados? Existem muitas embalagens descartáveis ou papéis que são colocados na lixeira?
Realizar a separação desses materiais é essencial para a coleta seletiva. Na cozinha, por exemplo, separe em duas lixeiras: a de lixo seco, em que as embalagens serão coletadas, e a de lixo orgânico, em que restos de alimentos e cascas de frutas e legumes serão recolhidos.
Esses resíduos orgânicos podem virar adubo através do processo de compostagem e ser utilizado em hortas comunitárias ou nos vasinhos de temperos que talvez você tenha em casa.
Olhe com atenção para os resíduos recicláveis
Faça a separação por tipo de produto, sempre que possível. Garrafas, vidro, papelão, plásticos são alguns materiais que podem ser reciclados e transformados em algo novo!
Inclusive, se você souber de alguma cooperativa ou organização que receba doações para reciclar, leve esse material até lá. É um modo de você, não só ajudar o planeta, mas, também, cooperar com as iniciativas da sua região.
Escolha opções mais sustentáveis para o dia a dia
Troque sua esponja de lavar louça por bucha vegetal. Já as sacolinhas de mercado podem ser substituídas por ecobags e as garrafinhas plásticas de água podem ser mudadas pelas reutilizáveis.
Existem muitas opções que podem ser ajustadas e utilizadas para diminuir o impacto ecológico.
Depois de ficar por dentro de todas essas dicas é impossível ficar parado, não é mesmo? São passos simples, que podem ser colocadas em prática, mesmo que em menor escala, para transformar e preservar o mundo em que vivemos.
Convidamos você a compartilhar este artigo com seus familiares, amigos e vizinhos. Uma sociedade melhor, em que todos nós somos protagonistas, começa com o esforço e dedicação.
Como já dissemos em um outro post aqui do Blog, nós podemos ser o impacto positivo na vida de cada um. Basta querer e arregaçar as mangas! Vamos juntos?
Em breve, voltamos com as dicas finais da nossa jornada. Enquanto isso, relembre todo o caminho que percorremos até aqui.
Continue acompanhando nosso Blog e fique por dentro dos melhores conteúdos de cooperativismo, educação financeira e muito mais.