Conheça os benefícios do cooperativismo de crédito para nossa sociedade
Com uma série de estudos, comprovamos o impacto positivo do cooperativismo de crédito no desenvolvimento regional
Vamos mergulhar nos estudos sobre o cooperativismo de crédito? Queremos apresentar para você mais um passo que demos e compartilhar a quarta edição da nossa linha de estudos "Benefícios do Cooperativismo de Crédito", denominada "A Efetividade do Cooperativismo".
Conheça a série de estudos "Benefícios do Cooperativismo de Crédito"
Em 2019, apresentamos o primeiro estudo, analisando dados econômicos de cidades brasileiras entre 1994 e 2017. Com ele, entendemos como o cooperativismo de crédito eleva o PIB per capita, impulsiona empregos formais e estimula o empreendedorismo local.
No estudo de 2020, foi destacado que cooperativas de crédito operaram em municípios a partir de 2,3 mil habitantes, com um PIB menor, enquanto bancos tradicionais, sejam públicos ou privados, exigem oito mil habitantes e um PIB maior para atuar.
Na terceira edição dos "Benefícios do Cooperativismo de Crédito", foi ressaltado o papel essencial do cooperativismo de crédito no fornecimento de serviços financeiros completos a municípios considerados menos atrativos pelos bancos tradicionais.
Agora que você já tem um panorama das últimas edições, vamos nos aprofundar no último lançamento?
Benefícios do Cooperativismo de Crédito: A Efetividade do Cooperativismo
Complementando as pesquisas anteriores sobre o desenvolvimento municipal e a expansão bancária, a edição deste estudo, lançada em abril de 2023, analisa o impacto das cooperativas em locais desassistidos e na vida dos associados.
Para a quarta edição, analisamos 235 municípios em que atuamos e que não têm agências de outras instituições financeiras.
O motivo dessa escolha foi para que a gente conseguisse isolar o impacto da nossa atuação nas comunidades, analisando o efeito da presença física em um município que possuía apenas acesso a canais digitais.
Com isso, foi possível ter mais de 1,8 milhões de observações que representam, em média, 229 mil associados. Analisamos, dentre outras coisas, gênero, renda, folha de pagamentos e tempo de relacionamento de cada um deles.
Conheça alguns resultados obtidos na série de estudos "Benefícios do Cooperativismo de Crédito"
A base de dados utilizada nos estudos cooperativos - que resultou na edição "A Efetividade do Cooperativismo" - é composta de informações mensais entre os anos de 2018-2021.
Um dos principais resultados constatados é que, mesmo com a evolução tecnológica e a crescente busca pelos meios digitais, a presença física segue importante e contribui para o uso de produtos financeiros, quando comparado a municípios que não têm o atendimento físico.
É mais uma confirmação sobre a importância do atendimento humanizado e próximo que oferecemos. Sabemos que isso não apenas impulsiona a inclusão financeira, como, também, possibilita que nossos associados compreendam e acessem uma variedade de produtos e serviços.
Ainda sobre a presença física, foi possível perceber como o público pessoa jurídica aproveita esse serviço e, muitas vezes, utiliza mais soluções do que o público pessoa física.
Mais uma coisa interessante que foi possível perceber com os estudos cooperativos é que, quando o Sicredi entra em ação, o crédito agro ganha força mesmo em lugares onde a agricultura não é tão forte economicamente.
Isso mostra que conseguimos ampliar a perspectiva dos associados e da região, possibilitando que eles conheçam novas soluções financeiras que podem ser adequadas para o local. Legal, não é?
A gente, você e o cooperativismo de crédito
Estamos comprometidos com o crescimento dos nossos associados e com o desenvolvimento das regiões em que atuamos, cientes do impacto positivo que o cooperativismo de crédito tem no Brasil. Por isso, oferecemos não apenas um portfólio de produtos e serviços, mas também nosso apoio e parceria, seja nos canais digitais ou fisicamente, em cada uma de nossas agências.
Se você deseja saber mais sobre esse estudo, confira a pesquisa na íntegra, e vamos, juntos, com a força do cooperativismo, construir uma sociedade mais justa e próspera para todos.