Vale a pena entrar em um consórcio? Saiba para quem ele é indicado
Para realizar o sonho de uma casa nova ou equipamentos de alto valor, o consórcio ainda se mantém como uma das soluções mais vantajosas e acessíveis.
Garantindo flexibilidade, juros zero e parcelas que cabem no seu bolso, o consórcio vale a pena para quem não tem pressa de conquistar um bem ou serviço de qualidade. Quer entender como ele funciona e para quem é indicado? Continue a leitura e descubra as possibilidades da modalidade.
O que é consórcio e como ele funciona?
O consórcio é um sistema de acesso a crédito que reúne um grupo de pessoas com um objetivo em comum para contribuírem com o pagamento mensal de uma quantia, criando um fundo conjunto. Conforme o valor é arrecadado, são realizadas contemplações de cartas de crédito para dissolver o montante do bem ou serviço entre os participantes.
Dessa forma, todos os consorciados têm a chance de realizar o sonho com parcelas mais acessíveis e a prazos pré-determinados em contrato. Por meio de sorteios ou lances, o beneficiário recebe o valor do bem ou serviço contratado.
A modalidade de consórcio não é empréstimo bancário, permitindo que você tenha acesso a taxas mais acessíveis, sem juros, parcelamento de 100% o valor do item, possibilidade de quitação adiantada e com reajustes feitos ao longo do período do contrato. Além disso, a análise de crédito para o consórcio é menos rígida e permite a participação de negativados.
Para quem ele é indicado?
O consórcio vale a pena para quem não tem pressa de realizar o sonho de adquirir um bem de valor elevado. Além disso, ele é ideal para quem tem dificuldade em poupar dinheiro, a modalidade se torna uma despesa fixa mensal, facilitando o planejamento e disciplina financeira.
Ele dispensa quantia de entrada, juros altos e permite conquistar um imóvel, veículo ou equipamentos bem mais caros, sem comprometer o orçamento e ter que abrir mão de outros desejos. Existem diversas modalidades, sendo possível encontrar um contrato que seja mais compatível com o seu orçamento e prioridades a médio e longo prazo.
Seja para investidores iniciantes ou para quem deseja ampliar o seu patrimônio, há uma temos uma solução para todos os perfis. Venha conhecer as nossas opções de consórcio!
Quando vale a pena optar por um consórcio?
Para conquistas pessoais, da sua empresa ou agronegócio, o consórcio serve para diversos objetivos, oferecendo muita flexibilidade, comodidade e segurança. Ele é a solução ideal a depender dos seus objetivos e necessidades.
Ele é ideal, por exemplo, para quem está iniciando a vida e deseja conquistar um patrimônio em alguns anos, sem desembolsar uma quantia elevada em mensalidades de financiamento. Outro cenário é para quem deseja planejar a aposentadoria e adquirir uma casa na praia.
Portanto, o consórcio vale a pena para quem quer pagar mensalidades que não pesam no bolso e garantir um bem de alto valor a médio a longo prazo, proporcionando uma vida mais tranquila e confortável.
Qual é a diferença entre consórcio e financiamento?
No financiamento, a liberação do crédito é imediata para a aquisição de um bem, a partir de um contrato direto com uma instituição bancária. Nesse acordo, é preciso dar uma entrada de 10% a 20% do valor do crédito, fora as parcelas com taxas de juros.
Já no consórcio é feito um fundo compartilhado, como se fosse uma poupança conjunta, com todos os consorciados. A liberação da carta de crédito pode levar meses ou anos, a depender do tipo de contrato.
Essa modalidade dispensa o valor de entrada e de taxas de juros, cobrando apenas uma taxa administrativa, causando menos impacto no valor das mensalidades. Além disso, a carta de crédito permite maior negociação dos valores de aquisição, já que funciona como um montante à vista. Você investe no presente para colher no futuro, sem preocupações extras.
O consórcio é investimento?
O consórcio não é considerado um tipo de investimento porque não tem como objetivo o lucro a partir da aplicação de uma quantia de dinheiro. Ele se classifica como uma modalidade de autofinanciamento a fim de conquistar um bem ao fim do contrato com as partes envolvidas.
É como se você estivesse preservando o seu dinheiro destinado à compra de uma casa nova, por exemplo, enquanto ajuda outras pessoas a também adquirirem um imóvel. A solução oferece uma operação com parcelas mais acessíveis, flexíveis e com mais comodidade.
Aqui no Sicredi, você encontra opções de consórcio para todos os perfis e necessidades que você precisar. São soluções para o agronegócio, imóveis, compra de maquinário, de serviços e muito mais!
Continue no Blog do Sicredi e explore outros conteúdos relacionados a consórcios, planejamento financeiro e descubra as vantagens em se tornar uma pessoa associada do Sicredi!