Consórcio Agro: saiba como funciona e suas vantagens
O consórcio agro é uma ótima opção para investir em novos maquinários e tecnologias do setor
Assim como outras modalidades do serviço, o consórcio agro fornece cartas de crédito para consorciados que se unem com um objetivo em comum. A criação de um fundo destinado a um bem ou serviço específico e os valores são sorteados entre os participantes.
A operação traz inúmeras vantagens para quem deseja investir em equipamentos ou imóveis de alto valor e garante um melhor planejamento financeiro a longo prazo. Para entender ainda mais sobre o funcionamento desse tipo de consórcio, continue a leitura com a gente!
Como funciona o consórcio agro?
O consórcio agro é uma oportunidade de adquirir bens ou serviços conjuntamente a outras pessoas e empresas com o mesmo desejo. Os interessados se reúnem e criam uma espécie de poupança coletiva, com a qual são atribuídas cartas de créditos no valor do item consorciado a um beneficiário mensal.
Cada participante é responsável por pagar uma parcela da mensalidade, conforme um contrato firmado com a empresa administradora. Com uma aplicação flexível e ampla, você pode optar pelo consórcio para adquirir maquinários, imóveis e investir no seu campo produtivo da maneira que desejar.
Quais são as vantagens do consórcio agro?
Ideal para quem busca praticidade, os consórcios para o agro contribuem para o desenvolvimento agropecuário, sendo uma liberação de crédito que te permite investir em recursos, melhorias e melhores equipamentos. Conheça outras vantagens de aderir à modalidade:
1. Aproveitamento de taxas de juros menores
De maneira geral, os consórcios possuem juros mais amenos, isento de IOF, sendo cobradas apenas taxas administrativas para a empresa responsável pelo serviço. Isso impacta diretamente nas parcelas que pesam menos no bolso e comprometem pouco o orçamento dos participantes.
2. Aumento do poder de compra
A carta de crédito sorteada nas assembleias funciona como um pagamento à vista, permitindo que o beneficiário da vez adquira o seu bem desejado com um pagamento único, sem se preocupar com demais parcelas. Assim, o montante pode ser aplicado como desejar.
3. Maior flexibilidade de aplicação
Cada consorciado possui o seu contrato, permitindo que seja feito o acordo no valor mais adequado à necessidade e em cada caso. Ou seja: o pagamento das parcelas e o recebimento do montante serão pré-definidos no início da participação e seguem durante todo o processo.
4. Diversificação de investimentos
A modalidade da operação dispensa a exigência de aplicação do valor recebido em um único fim. Isso possibilita que você invista em bens e serviços mais diversificados que tragam resultados ainda melhores ao seu campo.
5. Garantia de segurança financeira
Para quem busca disciplina e organização orçamentária, o consórcio é uma opção vantajosa. Com mensalidades fixas e prazo estipulado, você consegue ter uma melhor segurança financeira, além permitir o planejamento para o adiantamento das parcelas.
Você também pode se interessar pelo nosso post — Consórcio com Parcelas Reduzidas: entenda o que é e como participar.
6. Comunidade cooperativa
A operação é cooperativa e possibilita a união de empresários e produtores do agronegócio interessados em um mesmo tipo de investimento. É uma oportunidade para criar uma rede de contatos e parcerias para expandir e aproveitar ainda mais o seu potencial produtivo.
7. Conquista planejada
O participante do consórcio entra no contrato já ciente do montante que será beneficiado, permitindo uma conquista planejada a longo prazo. Assim, ele tem a garantia do bem ou serviço adquirido para a sua atuação, podendo se dedicar a outros recursos ou equipamentos.
A solução é ideal para diversos perfis e demandas de produtos do agronegócio. Avalie as suas prioridades e encontre o plano de consórcio mais adequado para o que o seu campo precisa: desde imóveis, maquinário, estocagem, distribuição, criadouros, sistemas de compostagem, entre outras aplicações.
Qual é o melhor momento para entrar em um consórcio?
O momento perfeito para entrar em um consórcio agro é quando você sentir a necessidade. A operação dispensa sazonalidades e sofre pouco impacto dos movimentos do mercado. Então, quando sentir que é a hora de garantir um investimento de alto valor e a longo prazo, essa é a sua oportunidade.
O consórcio vale a pena para empreendedores e produtores rurais de pequeno a grande porte.
Como fazer uma simulação?
Para você fazer uma simulação é preciso encontrar uma instituição financeira e administradora de assembleias. No caso do Sicredi, o processo pode ser feito 100% online. Em nossa plataforma de simulação de consórcios, você escolhe as nossas opções de serviço e o valor do crédito ou da parcela que cabe no seu bolso.
Então, você receberá as nossas sugestões de ofertas para encontrar a que seja ideal para o seu momento e orçamento. Entre em contato com um de nossos especialistas, se torne uma pessoa associada e entre em um consórcio!
Aqui, você aproveita inúmeros benefícios de cooperar com o Sicredi que vão desde o consórcio agro para te ajudar a realizar os seus sonhos, a empréstimos e seguros para o campo. No blog, você tira todas as suas dúvidas sobre as nossas soluções consórcios valem a pena, já que possibilitam o aumento de produção
.