O cooperativismo é a união de pessoas com interesses em comum que colaboram entre si. Nela, os cooperados são considerados "donos do negócio", dessa forma, as decisões são tomadas em assembleias.
A força do cooperativismo contribui para a construção de uma sociedade mais próspera e igualitária
Participe dessa corrente de solidariedade e descubra como ajudar o estado, as pessoas e os bichinhos
Essa forma de gestão resulta em desenvolvimento para todos, fomentando a economia e gerando transparência em todas as etapas administrativas.
Os princípios do cooperativismo são os grandes diferenciais que ajudam as instituições a colocarem em prática valores, como democracia e transparência.
Qualquer indivíduo que tenha interesse em utilizar os serviços pode se tornar membro de uma cooperativa, desde que a adesão seja realizada de maneira voluntária e espontânea, e esteja disposto a assumir as responsabilidades da sociedade.
Todos os membros associados possuem o mesmo direito de voto, seguindo o princípio de "um sócio = um voto". Isso gera uma participação ativa nas decisões e um acompanhamento próximo das políticas e progressos.
Assim que você adquire cotas para ingressar na sociedade, possui o direito de participar de forma democrática nas decisões.
Existe a possibilidade de estabelecer acordos e parcerias, desde que não comprometam o controle democrático.
Com o propósito de impulsionar o avanço do modelo como um todo e fortalecer o seu próprio, as cooperativas promovem a educação e capacitação de colaboradores e associados.
Além da união e colaboração entre os membros, essa interação mútua também se estende às relações entre as diferentes instituições. Por meio de estruturas locais, regionais, nacionais e, até mesmo, internacionais, todas as cooperativas colaboram entre si.
Sem visar lucro e composta por indivíduos, essa organização direciona o bem-estar coletivo como elemento formador e principal meta.
O modelo busca maior integração com a sociedade. Por isso, o objetivo é representar uma união de justiça com economia e sustentabilidade. A ideia é equilibrar os princípios respeitando a coletividade.