Sicredi VRP recebe comitiva do Mato Grosso do Sul para conhecer Projeto de Cooperativas Escolares
Grupo planeja implementar programa em escolas de município do Estado
Um projeto desenvolvido no Vale do Rio Pardo vai servir de inspiração para que novas histórias comecem a ser escritas para centenas de jovens no Mato Grosso do Sul. Ao longo dessa terça-feira, 30, comitivas da Sicredi Pantanal e Centro Sul visitaram a Cooperativa Escolar Plantando Ideias, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Sagrada Família, em Santa Cruz do Sul, e a sede administrativa da cooperativa. O objetivo foi conhecer in loco o programa de Cooperativas Escolares, que desde 2016 estimula a liderança, cidadania, conhecimento, protagonismo juvenil e o empreendedorismo na região.
A comitiva sul-mato-grossense contou com a presença de coordenadores, professores e orientadores da Secretaria de Educação de Sidrolândia-MS, bem como de colaboradores das agências Sicredi Pantanal e Centro Sul. Dentre os integrantes do grupo estava Mirtes Moreno, que é assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Centro Sul, com sede na cidade de Dourados.
Para ela, a visita foi fundamental na decisão de levar o projeto adiante. “A gente tem esse anseio de implantar as cooperativas escolares na nossa realidade, mas até então estávamos muito no campo da teoria. E agora após vir a campo para conhecer realmente como funciona na prática dá muito a certeza de que o caminho realmente é esse e que precisamos levar as cooperativas escolares para as nossas comunidades. A vontade é já chegar lá e implantar, porque a gente vê que as crianças aqui de Santa Cruz do Sul já estão semeando, vemos que o aprendizado, que as ações já estão reverberando na vida delas”, salientou.
Essa foi a primeira visita da comitiva a um projeto de cooperativa escolar. Além de acompanhar as atividades nas escolas, o grupo buscou informações a respeito do formato da iniciativa e afim de avaliar e ver a melhor possibilidade de implantação no Mato Grosso do Sul, como destaca Leonice Portela, assessora de desenvolvimento do cooperativismo do Sicredi Pantanal, com sede no município de Maracaju. “Tudo o que vimos aqui nos dá uma perspectiva de que as cooperativas escolares são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e mudar a realidade das nossas comunidades. Através da educação financeira, um dos pilares desse projeto, formamos cidadãos conscientes e responsáveis.”
O projeto de cooperativas escolares da Sicredi Vale do Rio Pardo conta com a participação de aproximadamente 700 estudantes, em 12 cooperativas escolares pertencentes aos municípios de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Sinimbu, Herveiras, Venâncio Aires, Vale Verde e Passo do Sobrado. A iniciativa é reconhecida por sua importância na formação de jovens mais conscientes e cooperativos e mostrou mais uma vez ser referência para outras regiões do país. “Foi um dia de muita intercooperação e valorização do nosso trabalho, pois estamos recebendo cooperativas de outras regiões que nos visitam na busca por mais entendimento e vivência do programa”, destacou a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi VRP, Glaucia Cabral Moraes.