Estudantes lançam videoclipe do Rap do Cooperativismo
Produção audiovisual foi apresentada durante assembleia de fundação da Cooperativa Escolar Gerando Esperança de Santa Cruz do Sul
O videoclipe do Rap do Cooperativismo mostra o bairro santa-cruzense e a escola.
Santa Cruz do Sul (RS) – Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança, no Bairro Santa Vitória, em Santa Cruz do Sul, lançaram na manhã desta terça-feira, 29, o videoclipe do Rap do Cooperativismo. A produção audiovisual foi apresentada durante a Assembleia de Fundação da Cooperativa Escolar Gerando Esperança, pertencente ao educandário dentro do Programa Cooperativas Escolares, desenvolvido na região pela Sicredi Vale do Rio Pardo.
O videoclipe do Rap do Cooperativismo mostra o bairro santa-cruzense e a escola. A letra, escrita no ano passado, em uma oficina com a participação do Rapper Bruno, aborda esperança, solidariedade, união, cooperação, respeito, educação, amor e fé. “A letra do Rap é muito significativa, representa os associados e o que esperamos do cooperativismo. O vídeo ficou lindo e ainda mostrou um pouco dos espaços da escola”, destacou a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Vale do Rio Pardo, Glaucia Cabral de Moraes.
Durante a Assembleia de Fundação, todos estavam muito emocionados. A transformação através da educação cooperativa é um dos objetivos do programa do Sicredi. Os alunos são protagonistas com oportunidades de novos caminhos. O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, falou sobre a importância de os alunos fazerem boas escolhas e seguirem por bons caminhos. “No futuro vocês podem ser cooperados, agentes de transformação, protagonistas do bem, sendo a cooperativa escolar a oportunidade de conhecer e vivenciar os valores do cooperativismo”, destacou Petry.
A Cooperativa Escolar Gerando Esperança é desenvolvida desde março de 2022. Com 24 sócios-fundadores, a cooperativa escolar será constituída por alunos do 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em 2023 e 2024, os estudantes realizaram diversas atividades, como visita à sede do Sicredi, resgate do passado da escola, criação da letra do Rap do Cooperativismo, visita à Rota do Cooperativismo, participação no 1º CoonectaCoopes e na Mostratec, entre outras.
Além da divulgação do videoclipe, na assembleia os alunos aprovaram o Estatuto Social, apresentaram o logo da cooperativa escolar e elegeram os Conselhos de Administração e Fiscal. Como presidente foi eleito o estudante José Felipe da Silva e como vice, Felipe Lemos Oliveira. Para prestigiar a fundação, estiveram presentes também a diretora da escola, Cristiane da Rosa, a professora orientadora do grupo, Anna Giulia Schmidt, professores e funcionários. O evento ainda contou com a presença do coordenador da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Luiz Ricardo Pinho de Moura.