O cooperativismo nasceu no século XIX a partir de um ideal: unir as pessoas por um objetivo em comum - gerar crescimento. Aqui no Sicredi, essa é a nossa realidade há mais de 116 anos. Porque quando todos trabalham juntos, é possível realizar os sonhos de cada um através do esforço de todos. E é isso que faz o cooperativismo moderno até hoje.
O cooperativismo é um instrumento de organização econômica da sociedade. Criado na Europa no século XIX, caracteriza-se como uma forma de ajuda mútua por meio da cooperação e da parceria. Hoje, 200 anos depois, este modelo está cada vez mais forte. Tendo como base a associação voluntária de pessoas em torno de um objetivo comum, as cooperativas reúnem milhões de pessoas ao redor do mundo em projetos que geram renda, e oportunidade de trabalho e promovem o desenvolvimento regional.
É uma associação autônoma de pessoas unidas voluntariamente para satisfazer suas necessidades econômicas, sociais ou culturais em comum, por meio de uma empresa de propriedade conjunta e de gestão democrática.
-1 Adesão voluntária e livre -2 Gestão democrática pelos membros -3 Participação econômica dos membros -4 Autonomia e independência -5 Educação, formação e informação -6 Intercooperação -7 Interesse pela comunidade
Entre os diversos tipos de associação cooperativa estão as cooperativas de crédito. Criadas para oferecer soluções financeiras de acordo com as necessidades dos associados. Elas são um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento econômico e social. Isto porque utilizam seus ativos para financiar os próprios associados, mantendo os recursos nas comunidades onde eles foram gerados. Na América Latina, o cooperativismo de crédito teve início em 1902, na localidade de Linha Imperial, município de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, pelas mãos do padre suíço Theodor Amstad. Hoje, essa cooperativa faz parte do Sicredi com o nome de Sicredi Pioneira RS.