Coordenadores de Núcleo da cooperativa Sicredi Vale do Cerrado MT/AM participaram no começo deste mês da Rota do Cooperativismo, no Rio Grande do Sul. Um grupo de 31 pessoas participaram de uma verdadeira imersão no cooperativismo de crédito e na história do Sicredi, com visitas ao Centro Administrativo Sicredi (CAS), em Porto Alegre, e a Nova Petrópolis, município do interior gaúcho onde nasceu o cooperativismo de crédito no Brasil. A turma foi acompanhada pelo presidente da cooperativa, Sérgio Dezordi, e pelo diretor-executivo, Francisco Motta.

Os coordenadores de Núcleo são associados que representam a comunidade, participando de diversas atividades na cooperativa e agindo como porta-voz dos associados. Durante uma semana (4 a 9 de novembro), os coordenadores de núcleo tiveram contato direto com o que é o cooperativismo de crédito, como ele é desenvolvido, porque e para que ele existe, e principalmente, quais os benefícios aos associados e à comunidade onde a cooperativa está presente.

Foi uma oportunidade para vivenciar experiências e integrá-los à essa filosofia de vida – que é o cooperativismo -, para desempenharem cada vez melhor o papel na coordenação dos núcleos da cooperativa e ajudar a propagar os valores e benefícios do cooperativismo para o maior número de pessoas. O diretor-executivo da cooperativa, Francisco Motta, afirma que este foi um projeto piloto que a cooperativa pretende desenvolver nos próximos anos para fortalecer ainda mais o cooperativismo de crédito, sobretudo na região Norte. A cooperativa atua no Amazonas com três agências na capital Manaus e também está presente nos municípios de Parintins, Manacapuru e Itacoatiara.

“Visitamos as instalações do CAS, a área de crédito, a Fundação Sicredi. Fomos conhecer a cooperativa Sicredi Origens, também em Porto Alegre, que tem uma atuação em capital, como também temos no Amazonas e tivemos insights interessantes. Em Nova Petrópolis estivemos na cooperativa Sicredi Pioneira, a maior representação cooperativa que temos e que marcaram muito os nossos coordenadores de núcleo. Ficou evidente que a cooperativa é mais que uma alternativa de crédito, é para qualquer necessidade dos associados e da sociedade, por causa dos programas sociais que desenvolvemos”, afirma Motta.

Ele lembra que, outro ponto interessante da viagem foi conhecer o contexto histórico do nascimento da cooperativa de crédito, que não ocorreu na bonança e sim em momentos de dificuldade, quando temos que procurar soluções para superar as crises. “Um sistema que cresceu, se fortaleceu. Agora eles têm uma noção do que o Sicredi representa e que podemos fazer muita diferença na vida das pessoas num futuro próximo. O cooperativismo tem mais de 120 anos, sendo que em Mato Grosso nossas cooperativas têm até 35 anos, sendo uma ferramenta muito importante para a transformação das comunidades e de muitas vidas”, considera o diretor-executivo.

Com essa experiência, a cooperativa espera que os coordenadores de núcleo possam ser ainda mais influenciadores junto à comunidade, agora com mais conhecimento e vivência no cooperativismo de crédito, levando esse modelo a mais pessoas, sensibilizando, promovendo conhecimento e consciência acerca dos benefícios do modelo cooperativista.

 

Confira alguns depoimentos

Rodrigo Zamperlini – Coordenador de Núcleo em Manaus/AM

Eu me sinto grato e privilegiado pela oportunidade de integrar a viagem para fazer a Rota do Cooperativismo. Ao mesmo tempo quero retribuir com meu trabalho como coordenador de núcleo em Manaus (AM). Participar desse momento foi importante para entender a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social da comunidade e sobre a necessidade de explicar bem como o Sicredi é diferente de um banco tradicional.

O mais marcante foi conhecer o berço do cooperativismo, em Nova Petrópolis, mergulhar na história dentro da Casa Cooperativa, ter ciência das adversidades que os colonos enfrentaram, desde a terrível viagem pelo oceano para chegar ao Brasil até as condições inóspitas do território a ser desbravado, as diferenças culturais e religiosas que dificultavam o fortalecimento da confiança entre eles e, apesar disso, juntos conseguiram fundar a primeira cooperativa de crédito no Brasil, em 1902, com o apoio essencial do Padre Amstad, que merecidamente é reconhecido como o patrono do cooperativismo no nosso país.

Ficou muito evidente a importância que essa cooperativa teve para fazer prosperar economicamente a comunidade dos colonos e melhorar suas vidas. Fiquei convencido de que uma pessoa com propósito, capacidade e vontade de ajudar aos outros pode fazer a diferença na sociedade, o Padre Amstad passou a ser uma grande referência para mim.

Eu agradeço a cooperativa pela oportunidade de participar dessa viagem incrível, reforço que retribuirei o reconhecimento e confiança depositados em mim contribuindo ainda mais no crescimento da Vale do Cerrado no Amazonas. Acredito que, fazendo isso, também contribuirei para melhorar e transformar a sociedade”.

 

Euder Oliveira Ribeiro – Coordenador de Núcleo em Primavera do Leste/MT

“Gostaria de agradecer a todos pelo companheirismo e as valiosas trocas de experiência, nesta verdadeira epopeia de conhecimentos que foi nossa viagem de imersão no cooperativismo. Também não posso deixar de agradecer ao Sérgio Dezordi, presidente da cooperativa, ao Francisco Motta, diretor-executivo, e a Sheila Brandão, assessora de desenvolvimento do Cooperativismo por nos proporcionar e conduzir esta experiência ímpar, e diria mais, foi uma viagem impagável em face da experiência vivenciada. Mais uma vez obrigado a todos”.

 

Jeferson Perejon – Gerente da Agência Sicredi Campo Verde/MT

“Realmente foram dias de grande fartura, de conhecimento, de alegria, de comida e de interação entre o grupo. Diante de todos os esses dias sensacionais eu tenho a plena convicção que esse grupo pode e deve fazer a diferença na sua comunidade, amigos, familiares e relacionamentos comerciais multiplicando a essência do cooperativismo e fazendo com que as pessoas tenham a cooperativa com sua principal instituição e com isso fortalecendo a nossa Sicredi Vale do Cerrado. Não vamos deixar ‘essa chama apagar’ com o passar dos dias. Agradeço à cooperativa pela oportunidade de participar desse momento ímpar e com isso potencializar o meu papel”.

 

Sobre a cooperativa

A Sicredi Vale do Cerrado é uma das 104 cooperativas integrantes do Sistema Sicredi. Com 35 anos de história, sua área de atuação abrange 51 municípios, sendo 39 no Amazonas e 12 em Mato Grosso. Atualmente, está presente em 16 cidades, sendo 12 em solo mato-grossense e 4 em terras amazonenses, com um total de 22 agências (16 em MT e 6 no AM). Com sede em Campo Verde (MT), são mais de 430 colaboradores que trabalham no atendimento dos seus mais de 100 mil associados, com a disponibilização de soluções financeiras que agregam renda e contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e da comunidade.

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Vale do Cerrado

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!