Quais são os golpes mais comuns? Conheça 11 dicas para evitá-los
Conhecendo sobre os tipos de golpe, você se sentirá mais seguro para continuar com suas transações online sem dor de cabeça
De acordo com o Jornal Valor Investe, no Brasil há8 mil tentativas de fraude por minuto! Existem centenas de golpes financeiros e todos os dias surgem novos, porém existem traços parecidos em todos que são facilmente reconhecidos.
Por isso, neste post, separamos os golpes mais comuns e dicas valiosas para você não cair em nenhum tipo de golpe e não atrapalhar a sua organização financeira. Se deseja saber mais, continue a leitura.
Tipos de golpes financeiros
Com os avanços da tecnologia, a grande maioria das transações financeiras ocorrem pela internet, inclusive vários tipos de golpes financeiros.
Esses golpes são mais fáceis de aplicar pela internet, pois os criminosos digitais podem estar a quilômetros de distância. Por isso, para a sua segurança digital, trouxemos os golpes financeiros mais comuns para você conhecer e saber como se proteger.
Golpe do Pix
Existem várias versões do golpe do Pix, de modo geral, a pessoa é convencida a realizar uma transferência para outra conta. Os motivos são os mais diversos:
- falso sequestro;
- envio do comprovante de Pix falso para "devolver" o valor;
- pedido de empréstimo de supostos conhecidos;
- promoção de produtos ou serviços falsa;
- falsas oportunidades de investimentos;
- mensagens, e-mails e WhatsApp direcionando para links com vírus.
Golpe da confirmação de dados
Esse tipo de golpe ocorre quando um criminoso entra em contato com você, seja por ligação ou mensagem, dizendo ser um prestador de serviço de alguma instituição com a qual você já tenha algum vínculo.
Durante o contato, eles pedem confirmação dos seus dados pessoais como CPF, nome dos pais, endereço, data de aniversário, senhas e dados do token de banco físico. Com esses dados, os bandidos conseguem abrir ou acessar contas e solicitar empréstimos em seu nome.
Existem formas seguras de realizar pagamentos via WhatsApp, trazendo vários benefícios para você.
Golpe do falso motoboy
Nesse tipo de golpe, o criminoso entra em contato com você por ligação e se apresenta como funcionário de uma instituição financeira na qual você tenha titularidade, informando que sua conta possui movimentação suspeita e que pode ter sido vítima de fraude.
Em seguida, já solicita a sua senha bancária e informa que o motoboy vai até você para pegar o cartão do banco e descartá-lo da forma correta.
Assim, conseguem acessar a sua conta e fazem todas as transações que conseguirem.
Golpe do empréstimo/crédito
Um suposto funcionário de alguma instituição financeira entra em contato com você dizendo que seu perfil foi aprovado para um empréstimo facilitado. Mas, para receber esse valor, é necessário que você faça uma transferência para determinada conta como forma de ter aceitado o empréstimo.
Caso você tenha uma empresa, aposte em certificados digitais para transações online mais seguras.
Golpe do WhatsApp
Um dos golpes financeiros mais comuns na internet é o golpe do WhatsApp. Os bandidos tentam clonar o seu aparelho por meio de links falsos ou solicitações de autenticação do telefone.
Quando conseguem clonar e ter acesso ao WhatsApp, podem pedir dinheiro para sua lista de contatos, se passando por você. Além disso, ainda podem vazar suas informações pessoais, mídias e conversas.
Golpe do boleto falso
Fique atento, pois parece muito com cobranças reais! Você recebe o boleto com seus dados e a empresa de origem parece conhecida. Essas cobranças podem chegar por e-mail, SMS ou WhatsApp.
Mesmo sem reconhecer essa cobrança, você acaba pagando, pois seus dados constam no boleto. Ao realizar o pagamento, o dinheiro vai para os criminosos.
Confira também: Inovação no mercado financeiro: entenda como ela impulsiona o crescimento da sociedade
Como você pode se proteger?
Existem diversos golpes, mas basta saber como se proteger para continuar utilizando os meios online para realizar seus pagamentos de forma segura!
Antes de realizar qualquer pagamento ou transferência online, preste atenção nas dicas abaixo:
11 dicas para se proteger de golpes financeiros
1. Não clique em links desconhecidos;
2. Ative a configuração em duas etapas para acessar redes sociais, aplicativos e e-mails;
3. Crie senhas fortes, evite sequências de números e datas comemorativas. Atualize-as sempre!
4. Para qualquer pedido de ajuda financeira de conhecidos, ligue para a pessoa, faça uma videochamada e confirme se é um pedido real;
5. Não salve informações sigilosas no bloco de notas do celular;
6. Ao realizar qualquer transferência, verifique todos os dados da pessoa antes de finalizar. Se o beneficiário for você, não confie somente no comprovante, verifique também o saldo de sua conta;
7. Nunca forneça senhas, tokens, códigos de ativação, pois nenhuma instituição financeira pede esses dados;
8. Atualizações cadastrais nunca solicitam senha;
9. Mantenha o antivírus do seu computador sempre atualizado;
10. Utilize cartão virtual para compras online;
11. Não compartilhe dados sigilosos em canais não oficiais.
Além de se proteger de possíveis golpes, cuide também do seu score financeiro para realizar seus sonhos.
Pesquise sobre a empresa
Se recebeu uma ótima oferta de alguma empresa desconhecida, pesquise! Avalie a reputação, depoimentos de outros clientes, datas, verifique se a empresa existe de fato, tire todas as suas dúvidas antes de tomar qualquer decisão.
Lembre-se que essas pessoas podem ser muito simpáticas, educadas e saber muito sobre o assunto para te enganar, assim como os sites podem parecer de empresas reais.
Observe padrões suspeitos
De modo geral, desconfie de ofertas e promoções que são muito fora do comum, principalmente de lojas e instituições que você não conhece. Especialmente se exigirem "urgência" em fechar o contrato para não perder a oportunidade. Há grandes chances de ser um golpe!
Deseja começar a investir com pouco dinheiro? Saiba mais sobre o assunto.
Repense antes de aceitar uma oferta ou clicar em algo
Os criminosos forçam as transações e pagamentos de modo que você não consiga pensar, nem procurar ajuda e informações. Desconfie sempre!
Seja um leilão falso, link de compras, empréstimos, transferências e afins.
Caí em um golpe, e agora?
Cair em um golpe pode acontecer com qualquer pessoa, se você foi vítima, precisa agir rapidamente para tentar reverter a situação!
Seja ágil
Se foi mediante uma instituição financeira, como transferência, Pix ou cartão de crédito, entre em contato e explique o que aconteceu para saber se é possível estornar o valor.
Conheça mais: Reorganização financeira: confira nossas dicas e tenha uma vida financeira sustentável
Documente tudo
Registre tudo o que puder, tire prints, anote números de protocolo, chaves Pix e mais!
Registre um boletim de ocorrência
Por fim, registre um boletim de ocorrência com todos os documentos que tem. A polícia saberá como orientá-lo e fará o possível para ajudá-lo nessa situação.
Gostou do conteúdo? Continue no nosso blog e aprenda mais sobre O que é um planejamento tributário? Saiba como fazer!