Open Innovation: evento encerra com premiação de estudantes vencedores
Promovido pela URI, Sicredi e Sebrae o objetivo é instigar jovens do ensino médio a serem criadores de soluções inovadoras promovendo a busca por conhecimento e a cooperação
Incentivar atitudes inovadoras e soluções que venham a contribuir com a comunidade está entre os compromissos do Sicredi. Por isso, em conjunto com a URI Erechim e Sebrae, a Sicredi UniEstados realizou o Open Innovation X, um projeto idealizado pelos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química que reuniu estudantes do ensino médio de Erechim para serem criadores de soluções voltadas a indústria e empreendedorismo.
A solenidade de encerramento aconteceu no Câmpus II da URI e contou com a presença do gerente da agência empresarial do Sicredi, Alecsander Bertolla, da gerente de negócios pessoa física, Patrine Gaidarji, da gerente de negócios pessoa física, Michele Gasparin, bem como representantes da URI, das empresas parceiras e os estudantes que participaram da competição.
Ao todo, participaram seis escolas de Erechim: Escola Básica da URI, Escola Dr. João Caruso, Escola José Bonifácio, Senai, Colégio Marista Medianeira e Escola Agrícola Ângelo Emílio Grando.
Open Innovation
O início do projeto se deu por meio de uma preparação onde foi realizado um Workshop de Formação, promovido pelo SEBRAE X, com os 120 alunos inscritos no evento. Durante este momento foram trabalhados temas como criatividade, inovação e apresentação de Pitchs.
Os estudantes foram convidados a conhecer a empresa Olfar e divididos em grupos foram provocados a criarem soluções para algumas problemáticas. O objetivo foi de provocar os jovens a exercitarem sua criatividade em busca de inovação com o olhar empreendedor, além de os aproximar de ambientes corporativos e industriais. Com as soluções sendo criadas em grupo foi possível fomentar os princípios de cooperação, diálogo e apoio na resolução de problemas com base em troca de conhecimentos.
“Buscamos essa criatividade, esse brilho no olho nas pessoas que estão começando a trajetória. Muitas vezes nos encontramos em momentos profissionais em que nossas ideias já estão fechadas dentro de uma caixinha e a gente acredita muito no potencial jovem, então dar essa oportunidade e voz é uma chance para que eles mostrem isso, era uma coisa que faltava e foi por isso que criamos o Open Innovation”, enfatiza a professora e coordenadora do projeto, Jessie Carvalho Bruhn.
Por escola, ao final de cada rodada, uma equipe foi premiada. Com este formato, não há a promoção de competição entre escolas, valorizando a colaboração entre os jovens. Por fim, também foi designada aquela equipe que foi destaque em cooperativismo, durante o desenvolvimento das etapas do desafio.
No ato de encerramento foram premiadas as equipes vencedoras por escola pelas soluções inovadoras e sustentáveis desenvolvidas nos desafios propostos pelas empresas, receberam o reconhecimento as equipes: Colégio Marista Medianeira, Escola Normal José Bonifácio, Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio grando, SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Escola Básica da URI, e Escola Estadual de Ensino Médio Dr. João Caruso. Cada escola vencedora foi premiada em dinheiro como forma de reconhecimento. Além da premiação, a Equipe do Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emílio Grando recebeu o Destaque Sustentabilidade.
“O Sicredi tem o compromisso em ser apoiador de projetos que instiguem e tragam novas soluções para nossa comunidade. Já somos parceiros da URI de longa data e ficamos orgulhosos em juntos promover um evento como esse que busca pelo conhecimento, sabemos que os jovens são criativos e valorizando suas ideias podemos criar ambientes melhores, seja nas nossas indústrias, no mercado de trabalho e no dia a dia da nossa comunidade”, avalia o gerente da agência empresarial do Sicredi em Erechim, Alecsander Bertolla.