Projeto ‘Inclusão Transforma’ da Copérdia realiza formatura de alunos em Concórdia
Em intercooperação, Sicredi UniEstados participou de um dos módulos da formação falando sobre cooperativismo para 16 estudantes
Um dos princípios universais do cooperativismo trata sobre Educação, Formação e Informação, princípio esse vivido na prática pela Copérdia de Concórdia. Na tarde desta segunda-feira (18/11), foi realizada, na Casa da Cultura, a formatura dos alunos participantes do projeto ‘A Inclusão Transforma’. A iniciativa tem por objetivo trabalhar a inclusão, buscando oportunizar a qualificação profissional das pessoas com deficiências no mercado de trabalho, respeitando as limitações de cada um.
Ao todo, foram 16 formandos, integrantes da Apae de Concórdia, de Itá e da comunidade que ao longo do ano participaram de dez módulos de qualificação profissional. Com isso, o projeto busca contribuir diretamente para a inserção social e a diversidade gerando uma preparação para esses estudantes. A formatura contou com a presença das instituições parceiras do projeto, incluindo a Sicredi UniEstados representada pelo diretor de operações, Jaime Testolin, gerentes das agências de Concórdia e colegas, bem como estudantes, familiares, representantes da Apae de Concórdia e Itá e comunidade em geral.
O momento foi de celebração dos aprendizados durante o programa e de homenagens. Ao final da formatura, Jackson Follmann realizou uma palestra onde contou sua história de superação e inspirou todos os presentes com suas palavras e músicas. “Esse é um programa que faz a diferença, e como um dos princípios do cooperativismo é o interesse pela comunidade, foi pensando nesse princípio que trouxemos esse programa para nossa cooperativa. Além disso, colocando em prática o princípio da intercooperação é que dividimos esse projeto com cooperativas e empresas parceiras, que nos auxiliaram nos módulos trabalhados. Mais do que ensinar, nós aprendemos muito com cada aluno, pois são pessoas incríveis. E nesse ano um dos nossos objetivos é apoiar para que parceiros consigam dar essa oportunidade para a contratação desses alunos PCDs”, explica a analista de Rh e coordenadora do programa A Inclusão Transforma, da Copérdia, Karen Cristina Julian.
Intercooperação
A Sicredi UniEstados foi parceira do projeto realizando um dos módulos da trilha formativa, o qual tratou sobre cooperativismo. No mês de setembro, os estudantes acompanhados de seus familiares e representantes da Copérdia, estiveram em Erechim, no Espaço Cooperar para um estudo local sobre o tema.
Na oportunidade, o grupo conheceu o Memorial da Sicredi UniEstados, onde aprenderam sobre a história do cooperativismo, incluindo o ramo crédito, este que é um dos sete segmentos do cooperativismo. Durante o dia, foram abordados, em forma de dinâmica interativa, os sete princípios do cooperativismo, oportunizando a todos ao diálogo e estabelecendo conversa sobre o conceito e a aplicabilidade de cada princípio no dia a dia. Por meio de exemplos da vida, o objetivo foi aliar o conteúdo ao dia a dia no mercado de trabalho.
A condução foi realizada pelos três gerentes das agências do Sicredi em Concórdia, Carina Mattana, Juliane Perboni e Tiago Poltronieri, juntamente com profissionais de pessoas e desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi UniEstados, bem como, assessora pedagógica que atua junto a cooperativa no desenvolvimento dos programas educacionais, especializada para abordar o conteúdo de forma lúdica.
“Tudo isso foi possível porque as cooperativas se juntaram com o objetivo em comum: o de desenvolver a comunidade e promover inclusão. Nós planejamos um dia para que fosse significativo para eles. Aprendemos muito com eles, e eles nos transmitiram uma alegria imensa, força de vontade e uma capacidade incrível de aprendizado, sempre muito participativos e interessados. Ficamos muito felizes em ser parceiros deste lindo projeto que reflete na prática o princípio de Interesse pela Comunidade”, avalia a gerente da agência do Sicredi em Concórdia, Carina Mattana.
A Sicredi UniEstados valoriza momentos como este de intercooperação e interesse pela comunidade, e firma o compromisso de estar à disposição para apoiar projetos com tamanho significado e impacto positivo como esse. “Sem dúvidas esse projeto reflete o compromisso do cooperativismo com o desenvolvimento das comunidades, gerar oportunidades e inclusão. Parabéns a Copérdia por esta iniciativa e podem sempre contar com o Sicredi para apoiar tal iniciativa de tamanha importância”, frisa o gerente da agência empresarial do Sicredi em Concórdia, Tiago Poltronieri.