Sicredi UniEstados cria o Comitê Mulher com nova Gestão 2023-2026
Representantes de 61 agências do RS, SC e MG participam do programa
Com o propósito de promover a equidade de gênero, o empoderamento e a capacitação de mulheres para que elas possam cada vez mais assumir novos papeis de protagonismo e liderança nas cooperativas e nas comunidades, a Sicredi UniEstados criou o seu segundo Comitê Mulher, que permanecerá por quatro anos, 2023-2026.
Mulheres associadas de cada uma das 61 agências da área de abrangência da Sicredi UniEstados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais participaram, na terça-feira, dia 25 de abril, de uma formação presencial, no Seminário Nossa Senhora de Fátima. No evento de abertura do Programa, conheceram mais profundamente o Comitê Mulher, seus objetivos, como ele funciona, as formações realizadas ao ano, o papel das membras e da governança de acordo com o regulamento interno, requisitos para participar, eleições da coordenação (uma coordenadora e três vice coordenadoras) e mandato e suas atribuições.
O evento foi aberto pelas colaboradoras da Sicredi UniEstados e líderes do Comitê Mulher, Karina Ramos Garcia e Bárbara Gasperin, e pela coordenadora de desenvolvimento do cooperativismo, Andreia Paula Bombardelli.
MOVIMENTO DO COOPERATIVISMO
A coordenadora do Comitê Mulher da Sicredi UniEstados, Karina Ramos Garcia, explicou que olhar para o gênero, inclusão e diversidade não é só um modismo, mas uma necessidade para sua perenidade. Segundo ela, as companhias com maior diversidade de gênero têm 21% mais chances de apresentar resultados acima da média do mercado do que as empresas com menos diversidade.
Falou dos direcionadores do Programa que são disseminação e fortalecimento do cooperativismo, sustentabilidade e cidadania corporativa e objetivos globais de desenvolvimento. O programa Comitê Mulher Sicredi atende a três deles: “Educação de Qualidade” (ODS 4), que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; “Igualdade de Gênero” (ODS 5), alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; “Trabalho Decente e Crescimento Econômico” (ODS 8), promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Segundo Bárbara Gasperin, o programa foi pensado no desenvolvimento e crescimento das mulheres para que elas possam desenvolver habilidades de liderança e de gestão em todos os níveis da Cooperativa, liderando, empreendendo e promovendo o desenvolvimento sustentável no sentido econômico, social e ambiental do modelo de negócio cooperativo. Também se busca que elas estejam presentes em mais fóruns de liderança tanto da cooperativa como das suas comunidades, além de promover uma rede de network entre as mulheres associadas e as cooperativas.
Ao longo destes quatro anos serão trabalhados quatro eixos temáticos com as membras: Mulheres na liderança, mulheres no empreendedorismo, mulheres no cooperativismo e mulheres na comunicação. Bárbara enalteceu que uma das atribuições das membras é disseminar o aprendizado junto à comunidade, sempre levando o propósito do Comitê, a missão do Sicredi e os valores do Cooperativismo.
COORDENAÇÃO 2023
A coordenadora deste primeiro ano do Comitê Mulher Gestão 2023-2026 é Cleonice Dariva Fogolari (Agência Praça Jayme Lago – Erechim/RS) e as vice- coordenadoras são Bruna Bellaver Coradi (Jaborá/SC), Eliane Aparecida Gonçalves Fernandes Molinari (Poços de Caldas/MG) e Geliane Rosa Wildner Sonza (Seara/SC)