Governança Corporativa
O Presidente exerce o acompanhamento e a supervisão das atividades da Cooperativa, coordenando a ação da Diretoria Executiva e zelando pelo bom desempenho do Conselho de Administração. Também, o Presidente possui as atribuições de representar institucionalmente a Cooperativa e liderar a implantação dos programas de organização do quadro social, desenvolvimento e gestão do Sicredi, a fim de garantir a continuidade do negócio e a formação de novas lideranças cooperativistas. Atualmente, Adelar José Parmeggiani é o Presidente da Sicredi UniEstados.
O Diretor Executivo, o Diretor de Negócios e o Diretor de Operações formam a Diretoria Executiva, órgão de governança responsável pela administração da Cooperativa e pela elaboração dos planejamentos estratégico e financeiro, em conformidade com as diretrizes e estratégias corporativas do Sicredi enquanto sistema e de acordo com o direcionamento estratégico fixado pelo Conselho de Administração, respondendo pela execução do que foi planejado e realizando acompanhamento do estado econômico-financeiro da Cooperativa e do desenvolvimento das operações e atividades em geral. Atualmente, fazem parte da Diretoria Executiva da Sicredi UniEstados o Diretor Executivo Elisandro Luis Marmentini, o Diretor de Negócios Evandro Varotto e o Diretor de Operações Jaime Célio Testolin.
O Conselho de Administração é o órgão de governança responsável pela definição do direcionamento estratégico da Cooperativa, acompanhando seu cumprimento pela Diretoria Executiva. Esse colegiado deve zelar pelos norteadores estratégicos da Cooperativa, atuando com foco em criação de valor sustentável de longo prazo, realizando o gerenciamento de riscos e fomentando o equilíbrio entre as demandas das partes interessadas. Atualmente, fazem parte do Conselho de Administração da Sicredi UniEstados o Presidente Adelar José Parmeggiani, o Vice-Presidente Luís Carlos Caramori e os(a) Conselheiros(a) de Administração Adelino Reovaldo Loch, Irwing Carlos Schneider, Jair Sachetti Santin, Márcio Reck, Sebastião Homero Vieira, Vanderlei Daga, Vanessa Paza e Vinicius Marin.
O Conselho Fiscal é o órgão de governança responsável pela fiscalização assídua e minuciosa da administração da Cooperativa, verificando o cumprimento dos deveres legais e estatutários dos administradores. Esse colegiado mantém atenção ao patrimônio, às operações com associados e aos serviços da Cooperativa, analisando as demonstrações contábeis elaboradas periodicamente e opinando sobre a regularidade das contas da administração e as demonstrações contábeis do exercício social. Atualmente, fazem parte do Conselho Fiscal as Conselheiras Fiscais efetivas Cássia Aparecida Alves da Rosa, Danielle Mara Caprioli e Diana Maria Trentin Prichua, e os Conselheiros Fiscais suplentes Claiton Luis Pitt, Diego Bertuzzi e Rafael Weirich.
Cada agência agrupou seu quadro social em núcleos de associados, sendo que cada núcleo elege seu Delegado para levar as decisões do seu grupo até a Assembleia Geral. O Delegado é a ponte entre o associado e a cooperativa, ouvindo e levando sugestões e demandas dos associados para as agências.