Sicredi União RS/ES realiza Semana do Cooperativismo
De 14 a 18 de outubro o Sicredi está realizando diversas ações de fortalecimento do cooperativismo
Buscando fortalecer a essência do movimento cooperativista e promover seus princípios, o Sicredi promove de 14 a 18 de outubro a Semana do Cooperativismo, uma iniciativa do Programa Crescer que mostrará os diferenciais do movimento e o impacto que ele gera nas comunidades e na vida das pessoas. Na área de atuação da Sicredi União RS/ES as agências estão promovendo uma Feira do Cooperativismo com a participação de expositores locais. Além disso, o Sicredi disponibiliza a formação sobre cooperativismo on-line e gratuita, basta acessar Sicredi na Comunidade: https://cursos.sicredi.com.br , cadastrar-se e buscar pelo Curso Essência do Cooperativismo.
“Promover a educação cooperativista é essencial para fortalecer a consciência dos associados e da comunidade. Este modelo não apenas busca resultados econômicos positivos, mas também se fundamenta em princípios e valores que vão além do aspecto financeiro. Ele contribui significativamente para a construção de uma sociedade mais próspera, onde desenvolvimento e coletividade caminham juntos”, argumentou Sidnei Strejevitch, presidente da Sicredi União RS/ES.
Por meio de iniciativas como o Fundo Social, Cooperação na Ponta do Lápis, A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares, Pertencer e Crescer, o Sicredi coloca o cooperativismo em prática diariamente na sociedade. Por exemplo, o Programa Crescer é uma iniciativa de educação cooperativa disponível para toda a comunidade. Quem participa do Programa passa a compreender melhor o propósito e as motivações do movimento, tornando-se assim um promotor do cooperativismo. Somente na área de atuação da Sicredi União RS/ES, no último ano, tivemos mais de 1,3 mil pessoas capacitadas no Programa Crescer.
Dia Internacional das Cooperativas de Crédito
A Semana do Cooperativismo também celebrará o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, que ocorre no dia 17 de outubro. De acordo com o estudo “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”, essas instituições geram um incremento no Produto Interno Bruto (PIB) per capita de 5,6% nos municípios onde estão presentes. Além disso, o número de vagas de trabalho formais aumenta 6,2% e o número de estabelecimentos comerciais cresce 15,7%.