Alerta de novo golpe financeiro: saiba qual é e como se prevenir
Veja dicas práticas de segurança de especialistas do Sicredi
Veja como identificar a tentativa de fraude protegendo seus dados e seguindo dicas práticas de segurança dos especialistas do Sicredi.
Quando você recebe uma ligação de instituição financeira ou qualquer outra empresa, costuma confirmar a identidade da pessoa antes de iniciar a conversa? A gente sabe que este não é um hábito muito comum. No entanto, a prática vai precisar fazer parte da sua rotina se quiser evitar cair em um novo golpe que, infelizmente, tem a tecnologia como grande aliada.
Cuidado com o spoofing, técnica para mascarar a identidade em uma ligação telefônica. Pois é! O spoofing é uma tecnologia utilizada por fraudadores em ligações, e-mail, SMS e até sites inteiros.
Como o golpe funciona?
Um dos casos mais comuns de spoofing acontece em ligações. Por exemplo, o seu telefone toca e você vê que o número que está ligando é igual ao que já tem salvo, neste caso o da sua instituição financeira. Na verdade, quem está ligando é o próprio golpista – ele consegue utilizar uma tecnologia para mascarar o contato real, deixando você confuso. Quando a ferramenta que entra em ação, faz com que apareça um número legítimo no celular, já conhecido por você.
Depois que os criminosos usam os números reais do banco, tentam obter informações e dados da vítima. Em casos mais graves, muitas pessoas acabam realizando transações financeiras, como transferências ou Pix, tendo como destinatário o próprio golpista.
Regra dos cinco minutos
Quando o golpista percebe que a vítima está desconfiada, pede que desligue e faça uma ligação para a Central de atendimento da instituição bancária. Mais uma tática para confundir você! Com o spoofing, você acha que está desligando e ligando para o seu banco ou cooperativa, mas seu telefone continua grampeado, ou seja, plugado na chamada anterior com a Central falsa. Se isso acontecer com você, siga a regra dos cinco minutos: encerre a chamada e busque o contato com a sua agência ou instituição após cinco ou até 10 minutos.
O que fazer para não cair no golpe?
Desconfie das ligações, mesmo que a chamada pareça ser de um número legítimo.
Preste atenção no tom da conversa, pois o golpista sempre vai tentar desestabilizar você, inventando situações ou dizendo que sua conta foi invadida;
Fique alerta! A Sicredi Sudoeste não solicita pix ou transferências por telefone.
Não forneça seus dados: a Cooperativa nunca vai pedir informações para você pelo celular ou telefone;
Lembre da regra dos cinco minutos e aguarde para entrar em contato;
Quando você desconfiar que for golpe, desligue o telefone e procure a sua agência.
Seguindo essas dicas e cuidados, você vai ficar muito mais protegido e pronto para orientar todos ao seu redor. Cuidar da sua segurança é um dos compromissos da Sicredi Sudoeste. Esteja sempre alerta e conte com a gente para se proteger. Na dúvida, entre em contato pelo WhatsApp oficial do Sicredi em (51) 3358 4770. Se preferir, conte o atendimento presencial em sua agência.