Sicredi Sudoeste MT/PA entrega 100 toneladas de alimentos
A Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA entregou na quarta-feira, 15 de julho, 100 toneladas de alimentos arrecadados no Dia C - Dia de Cooperar. Movimento este organizado nacionalmente pela Organização Brasileira das Cooperativas (OCB), que mobiliza o segmento com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social, e este ano, minimizar os impactos causados pela pandemia a partir da arrecadação de alimentos.
No período de 01 de junho a 08 de julho a Cooperativa realizou esta ação em 35 cidades onde possui agência, com a doação inicial de 10 toneladas de alimentos pela Cooperativa. As outras 90 toneladas foram doadas por pessoas e empresas associadas, colaboradores e comunidade, totalizando as 100 toneladas arrecadadas.
De acordo com Presidente do Conselho de Administração Antonio Geraldo Wrobel, foi feita uma grande mobilização em todas as cidades, o que permitiu arrecadar esse montante de alimentos que agora estão sendo doados às entidades para destinação às famílias que necessitam. “Agradecemos imensamente todas as empresa, parceiros, amigos, colaboradores e comunidade que se doaram nesta causa conosco. Juntos podemos construímos uma sociedade mais próspera”, frisou.
As doações foram entregues à representantes de entidades dos municípios participantes que possuem cadastro de famílias ou atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Municípios participantes
Em Mato Grosso, a ação foi realizada nos municípios de Arenápolis, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Curvelândia, Denise, Glória d’Oeste, Mirassol d’Oeste, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Poconé, Porto Esperidião, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal, Tangará da Serra e Várzea Grande. No Pará, nos municípios de Abel Figueiredo, Canaã dos Carajás, Marabá, Parauapebas, Redenção, Rio Maria, Tucumã, Xinguara, Dom Eliseu, Rondon do Pará, Paragominas, Tomé-Açu, Abel Figueiredo, Ulianópolis, Ourilândia do Norte e Santana do Araguaia.
Origem do Dia C
O Dia de Cooperar (Dia C) nasceu em 2009 como um projeto inovador em Minas Gerais. Em 2015, o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas do Dia de Cooperar à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Com a mudança dos ODM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza do mundo. Fato que contribui bastante para o estreitamento dos laços entre a ONU e o Sistema OCB.