Sicredi Sudoeste Celebra 36 Anos de Cooperação
Cooperativa, fundada por 47 agropecuaristas, consolida-se como referência em inclusão financeira e sustentabilidade, atuando em 77 municípios de MT e PA

Na segunda-feira, dia 31 de março, a Sicredi Sudoeste completou 36 anos de uma trajetória marcada por cooperação, superação e transformação social. Fundada em 1989 por um grupo visionário de 47 agropecuaristas, a instituição tornou-se um símbolo do cooperativismo de crédito, alinhando crescimento econômico a valores como transparência, desenvolvimento local e cooperação.
Com presença em 77 dos 84 municípios de Mato Grosso e Pará, a cooperativa opera por meio de 90 agências físicas, levando serviços financeiros inclusivos e impulsionando o desenvolvimento regional. Mais do que números, sua história é construída por pessoas: agricultores que viram suas lavouras prosperar, empreendedores que transformaram sonhos em negócios e famílias que encontraram no cooperativismo um caminho para um futuro mais próspero.
A jornada de três décadas e meia é repleta de desafios superados com determinação. Para Elcida Helga Maier, primeira colaboradora da Sicredi Sudoeste, a trajetória reflete a força coletiva,
"São superações que o sistema viveu, e se ele não fosse um sistema onde homens e mulheres com muita garra e força de vontade para fazer acontecer, não deixar morrer, hoje não estaríamos aqui para contar essa história", diz Elcida.
Para Antônio Geraldo, presidente da cooperativa, completar 36 anos é mais do que um motivo de orgulho; é uma renovação do compromisso de seguir ao lado da comunidade.
"Nosso propósito sempre foi e sempre será estar perto das pessoas, fortalecendo nossa economia, gerando oportunidades e transformando vidas. O cooperativismo nos ensina que juntos somos mais fortes, e é com essa força que seguimos em frente, prontos para continuar crescendo e fazendo a diferença”, conclui.
Sicredi Sudoeste amplia seu impacto por meio do Fundo Social, que destinará mais de R$ 2 milhões em 2025 para projetos coletivos nas áreas de educação, cultura, esporte, meio ambiente e inclusão social. Os recursos reforçam o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento local onde atua, garantindo que o crescimento econômico ande de mãos dadas com a qualidade de vida das comunidades, cuidando muito bem de suas finanças, e melhor ainda de você.