Entidades paraenses são contempladas com o Fundo Social do Sicredi
Entrega de placas simbólicas marcam o relacionamento próximo com a comunidade, que visam o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas
O Sicredi está comprometido em promover o cooperativismo e impulsionar o desenvolvimento econômico e social no estado do Pará. Por meio de iniciativas inovadoras e de impacto, a instituição financeira cooperativa tem se destacado na região fortalecendo a economia local e beneficiando a comunidade. Prova disso é a entrega das placas do Fundo Social pela Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA às diversas instituições locais contempladas.
O Fundo Social é um programa destinado a apoiar projetos de entidades que promovem o desenvolvimento regional, com ações voltadas à educação, cultura, esporte, saúde, meio ambiente, segurança e inclusão social, ressaltando valores do cooperativismo e cidadania.
Este ano foram comtemplados 152 projetos nos estados do Mato Grosso e Pará, totalizando recursos de R$ 1,94 milhão. Do total de projetos, 85 são desenvolvidos por entidades sem fins lucrativos no Pará.
As inscrições para pleitear recursos do Fundo Social ocorreram no mês de maio deste ano, conforme cronograma previsto em edital. As propostas passaram por avaliação de comitês locais e regionais da cooperativa.
Para a gerente da agência Sicredi São Miguel do Guamá, Krycia da Silva Lima, o programa Fundo Social impacta diretamente nas vidas das pessoas por meio de projetos. “Sabemos que essas entidades enfrentam desafios diários para atender às demandas sociais, muitas vezes com recursos limitados. No entanto, sua dedicação e compromisso inabaláveis em ajudar os mais necessitados nos inspiram. Entendemos que é fundamental incentivar estas entidades que atuam como agentes de transformação e nos ajudam a construir uma sociedade mais inclusiva e próspera,” pontua Krycia.
Ao todo, 40 municípios paraenses tiveram projetos contemplados pelo Fundo Social do Sicredi em 2024, entre eles estão também Redenção, Marabá, Paragominas, Abaetetuba, Mocajuba, Viseu, Tomé-Açu, Rondon do Pará, Ulianópolis, Moju, Parauapebas e São Geraldo do Araguaia.
O compromisso do Sicredi em levar o cooperativismo para o Pará vai além das atividades financeiras. “Buscamos ser um agente de transformação social, promovendo iniciativas de inclusão, igualdade e desenvolvimento sustentável por meio das 57 agências físicas mantidas pela cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA no estado. Mas quem realmente é protagonista deste impacto é o associado (a), que busca o Sicredi como Instituição Financeira e contribui para a prosperidade coletiva”, afirma o Presidente da Cooperativa, Antonio Geraldo Wrobel.