A cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA promoveu no último dia 24 de setembro, da 1° edição do Pedal da Cooperação, em São Miguel do Guamá. A programação teve apoio da OCB/PA, com a presença do presidente da entidade, Ernandes Raiol, e Sescoop/PA, além de cooperativas locais, empresariados e demais voluntários. Mais de 500 pessoas participaram do passeio ciclístico, que teve largada e chegada do Parque Ambiental da cidade. 
"O cooperativismo busca desenvolver e apoiar as comunidades não apenas de maneira financeira, mas também com ações de impacto social positivo. O Dia C é um movimento que traduz o princípio de interesse pela comunidade”, pontuou Krycia da Silva Lima, gerente de agência. 
A ação arrecadou 1 tonelada de alimentos que foram doados a famílias em situação de vulnerabilidade. Para aqueles que não participaram do pedal, houve alongamento e dança no local, além atendimentos gratuitos ao público, como contação de história e pintura para crianças; cuidados básicos e vacinas; dentista com aplicação de flúor; corte de cabelo, sobrancelha e barba; carrinho de pipoca e algodão-doce para crianças; pula-pula; mesa de frutas e água para os ciclistas, rodas de conversas e houve também o sorteio de uma bicicleta entre os inscritos. 
Os participantes puderam prestigiar apresentações de artistas locais e acesso a trabalhos e produtos das cooperativas locais a exposição. O Sebrae realizou atendimento para os visitantes, bem como o Conselho da Mulher de São Miguel do Guamá, abordando a pauta combate à violência contra mulher. Também marcaram presença a Cooperativa de Produção dos Agricultores Familiares de São Miguel do Guamá e a Câmara de Dirigentes Lojistas do município. 
Para o presidente da OCB, Ernandes Raiol, o Dia C é a essência do cooperativismo, evidenciando a responsabilidade social e o senso de comunidade. “Esse dia destaca a importância do movimento voluntariado para que mais pessoas possam conhecer o cooperativismo e levar solidariedade ao próximo. Na condição de ser uma entidade que trabalha a cooperação, temos a preocupação com a comunidade na realização desse pedal, angariando alimentos não perecíveis para apoiar várias famílias e transformar as regiões onde estamos” detalhou Ernandes.

Movimento de Voluntariado

Com o mote “Cooperar para mudar o mundo”, o Movimento de Voluntariado materializa o compromisso do Sicredi com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa estimular as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade. Para 2023, além de palestras, oficinas e ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, o Sicredi disponibilizou diversos materiais de apoio aos voluntários. 

O Movimento é uma iniciativa que visa promover o serviço voluntário de forma sistemática e mais eficaz, envolvendo colaboradores, associados e comunidade para uma atuação cidadã, por meio de ações solidárias que estejam alinhadas ao desenvolvimento local. Assista aqui o vídeo manifesto da iniciativa. Mais informações em www.sicredi.com.br/voluntariado.  
 

 Ícone autor
Sobre a

Sicredi Sudoeste MT/PA

Fazemos parte do sistema Sicredi, a primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, oferecendo produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo.

Esse conteúdo foi útil para você?
Agência Sicredi
Existe alternativa para sua vida financeira!