Sicredi Sudoeste inaugura agências em Casa de Tábua e Pau D’Arco, no Pará
Os espaços contam com estruturas modernas e confortáveis
-
Time de colaboradores Pau D'Arco juntamente com Presidente e Diretor da Sicredi Sudoeste MT/PA
-
Time de colaboradores Casa de Tábua
-
Pau D'Arco
Em ritmo de ampliação, a Cooperativa Sicredi Sudoeste MT/PA inaugurou mais duas agências no Pará. Desta vez, nas cidades de Santa Maria das Barreiras, na vila Casa de Tábua, e Pau D’Arco, ampliando, assim, a área de atuação. As agências estão localizadas, respectivamente, nas avenidas Assembleia de Deus, no Centro; e Boa Sorte, no bairro Paraíso.
As inaugurações ocorreram nos dias 9 e 10 deste mês. Os espaços contam com estruturas modernas e confortáveis. E as entregas reforçam o compromisso do Sicredi em se aproximar, cada vez mais, de seus associados e da comunidade, promovendo a inclusão financeira e o desenvolvimento das comunidades, por meio do cooperativismo de crédito.
A cooperativa Sicredi Sudoeste MT PA possui 79 agências e segue ampliando sua rede de atendimento com previsão de concluir o ano com mais de 80 unidades. A presença do Sicredi nos municípios representa a chegada de soluções financeiras e reforça a certeza de que o cooperativismo pode fazer a diferença e ajudar a desenvolver a vida financeira das pessoas, além de apoiar os negócios da região e o crescimento da economia local.
Além de oferecer soluções financeiras com taxas justas, o Sicredi reinveste recursos na região através da concessão de crédito, da distribuição do resultado e da aplicação em projetos que beneficiam a comunidade. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento local e melhorar a qualidade de vida dos paraenses.
À primeira vista, uma instituição financeira cooperativa pode parecer com um banco, mas a similaridade fica apenas em alguns dos produtos e serviços prestados. “Os valores investidos dentro de uma cooperativa ficam aplicados na região, fortalecendo o PIB e contribuindo para a geração de empregos e renda”, afirma o diretor executivo da Sicredi Sudoeste MT PA, João Coelho Pinheiro. “Temos um compromisso com cada um dos nossos cooperados, e trabalhamos incansavelmente para que estes recursos promovam o desenvolvimento e o crescimento de nossas comunidades”, completa o diretor.
Impacto positivo
Presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, o Sicredi cumpre sua missão de trazer benefícios significativos por meio do cooperativismo de crédito. Através desse modelo, contribui para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios, gera empregos formais e estimula o empreendedorismo. Pesquisas destacam que o cooperativismo de crédito tem o poder de transformar realidades, trazendo resultados concretos para as comunidades.
E a presença física de instituições financeiras contribui de maneira efetiva para a inclusão financeira das comunidades. É o que aponta o quarto estudo da série “Benefícios do Cooperativismo de Crédito” denominado “A Efetividade do Cooperativismo”, realizado pelo Sicredi com apoio do pesquisador Juliano Assunção, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), que é especialista em Microeconomia Aplicada e Desenvolvimento Econômico.
A pesquisa aponta que quando avaliado o comportamento dos associados que passam a contar com uma agência em seu município, o uso médio de produtos cresce 25% em dois anos, quando comparado a associados ativos em municípios sem atendimento físico. Após cinco anos, cada associado passa a ser atendido com uma média de sete produtos financeiros.
Outra pesquisa, desta vez realizada em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mostra que o cooperativismo incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando o empreendedorismo local.
Com atendimento presencial em mais de 1,8 mil municípios, por meio de mais de 2,5 mil agências, a instituição financeira cooperativa possui mais de 7 milhões de associados em todo o Brasil. Em mais de 200 municípios, o Sicredi é a única instituição fisicamente presente, comprometida com a inclusão e o desenvolvimento das comunidades. No ano passado foram abertas mais de 200 agências em todo o país, e a projeção para este ano é a abertura de cerca de 320 novos pontos de atendimento em todo o país.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.