Programa Atuação Jovem Sicredi forma primeira turma em Minas Gerais
Atividades reuniram mais de 30 jovens, com idades entre 17 e 27 anos, para participar de encontros ao longo do ano, que totalizaram mais de 70 horas de formação.
Formatura aconteceu em Muriaé/MG no dia 07 de dezembro
A Sicredi Botucaraí RS/MG realizou a formatura da primeira turma do Programa Atuação Jovem Sicredi em Minas Gerais, no dia 7 de dezembro, em Muriaé.
Em seu ano de estreia no estado, o programa reuniu mais de 30 jovens, com idades entre 17 e 27 anos, para participar de encontros ao longo do ano, que totalizaram mais de 70 horas de formação. Durante as atividades, eles tiveram acesso a temas como desenvolvimento pessoal, empreendedorismo, marketing, finanças, cooperativismo e inovação. Além disso, os encontros contaram com a participação de empreendedores de diferentes segmentos, que compartilharam suas experiências e contribuíram para o aprofundamento dos conteúdos abordados.
Desde o início, os jovens foram desafiados a identificar, em grupo, um problema e propor uma solução empreendedora. À medida que avançavam nas aulas, aplicavam os conhecimentos adquiridos diretamente no desenvolvimento de seus projetos. O resultado foram cinco propostas de negócios inovadores, voltadas para solucionar desafios identificados na sociedade.
Na cerimônia de formatura, os grupos apresentaram pitches de vendas de seus projetos a empresários convidados, com o objetivo de atrair potenciais investidores para as iniciativas.
O presidente da cooperativa, Carlos Rogério Matuella, destacou o impacto transformador do Programa Atuação Jovem Sicredi e sua relevância para o desenvolvimento os jovens participantes. “Este primeiro ano do Atuação Jovem em Minas reflete nosso compromisso em formar líderes capazes de transformar suas comunidades. O programa vai muito além de capacitação; ele é uma ponte para o futuro, incentivando o protagonismo juvenil e fomentando o espírito empreendedor e cooperativo. Estamos apenas começando, e esse é o primeiro passo de muitos que daremos juntos”, afirmou.
Mariângela Palmeira, coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Botucaraí RS/MG, também pontuou a importância dessa primeira turma do Programa em Minas Gerais. “Os resultados alcançados em cada encontro nos emocionaram e surpreenderam. O grupo de jovens destacou-se pela maturidade e dedicação em aproveitar ao máximo essa oportunidade única de capacitação em cooperativismo e empreendedorismo”, destacou.
Baseado no quinto princípio do cooperativismo — Educação, Formação e Informação — o Programa Atuação Jovem Sicredi tem como objetivo preparar os jovens para serem protagonistas de seu futuro. A proposta é capacitá-los como agentes de transformação social, utilizando a cooperação para atender às demandas da sociedade contemporânea e do mercado de trabalho, além de fomentar uma visão crítica e transformadora sobre suas comunidades.
Para garantir o engajamento contínuo dos participantes, o programa contou com a atuação de mentores, colaboradores das agências participantes. Eles desempenharam um papel essencial ao conduzir os jovens aos encontros e ao promover ações econômicas e sociais voltadas para o desenvolvimento das comunidades locais.