Governança
Cícero Evandro Soares Silva
Diretor Executivo - Sicredi São Luís
Realmente o nosso país não é para amadores, são desafios cada vez maiores, ano após ano, não tem sido fácil fazer gestão financeira neste turbilhão de notícias. Passamos por inflação controlada e juros baixos, logo depois da retomada pós-covid veio período de alto consumo com disparada de preços por falta de matéria prima e também por parada da atividade econômica como um todo, logicamente os juros dispararam na tentativa de conter essa inflação!
O setor financeiro, capitaneado pelo Banco Central teve que fazer toda essa leitura e se preparar com movimentos curtos para fazer a economia girar de maneira rápida frente aos desafios que apresentavam naquele momento. É bem verdade que o Brasil saiu na frente neste combate, há tempos convivemos com essas incertezas e já lutamos muito contra o “dragão” da inflação pois temos sabedoria neste tema diferentemente da Europa, América do Norte e Ásia.
Em tempos como esse a inadimplência e a provisão são amigas inseparáveis, diminuindo resultados e nos deixando muito criteriosos na avaliação do crédito. Sim, esse é um negócio de todos e tem que ser muito bem cuidado, respeitando e seguindo todos os critérios de risco criados pelas normativas do Banco Central.
O cooperativismo de crédito continua crescendo em nosso país, acredito piamente que é um excelente modelo econômico, tem credibilidade e é muito participativo, diferente dos bancos tradicionais. O ano de 2023 será também de grandes desafios, estamos avaliando situações e saídas para deixar nossa cooperativa maior e bem mais forte, tenham certeza de que estamos trabalhando forte para atingir novas conquistas.
Um forte abraço a todos.
Cícero Evandro Soares Silva.
Presidente do Conselho de Administração e Diretor Executivo da Sicredi São Luís