O momento é de cooperação
Por Floriano Quintas*
A Covid-19 trouxe muitas dúvidas e a certeza de que o isolamento social é fundamental. No entanto, os impactos das medidas mitigatórias do novo coronavírus são especialmente cruéis com a economia mundial, com projeções de queda de PIB, alta no desemprego e endividamentos. A cooperação neste momento é essencial, seja com o próximo ou no cuidado com o capital.
Todos precisam de uma instituição para realizar movimentações financeiras, desde as básicas às mais complexas. E, nesse momento de incertezas, são soluções inteligentes e seguras que estimularão um bom desenvolvimento financeiro. É necessário um gerador de renda com impacto social, e é aí que o cooperativismo se insere, por valorizar a individualidade do associado e a cultura local, exercendo um importante papel econômico e social nas regiões onde atua.
Conseguimos constatar isso no inédito estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A cada um real concebido em crédito, o cooperativismo gera um retorno de R$ 2,45 no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Nas regiões onde há uma ou mais cooperativas, o impacto agregado, em um ano, é de 79 mil novas empresas e 278 mil empregos.
O avanço do cooperativismo foi sentido no último ano, aqui no Recife. Na Sicredi Recife, obtivemos um ótimo resultado em março, atingimos a marca de R$ 526,9 milhões em ativos. Estamos bem em todos os rankings e estivemos em destaque em fevereiro, com a melhor nota no Rating, ferramenta que mede mensalmente a eficácia das cooperativas filiadas à Central Sicredi Norte e Nordeste.
São bases firmes que nos dão suporte para passar por essa pandemia e termos segurança para tranquilizar o associado que investe na Sicredi Recife. Os fundos garantidores, resguardam nosso associado, cobrindo investimentos ou depósitos e auxiliando a estabilidade econômica financeira e a solidez do Sistema Sicredi, que há mais de 117 anos trilha um caminho coletivo.
Nosso modelo de negócio, mesmo diante do necessário isolamento social, continua construindo uma cadeia de valor que beneficia o associado, a cooperativa e a comunidade local. Nossas agências estão funcionando em horários reduzidos para garantir a saúde e segurança de todos, mas possibilitamos a realização de operações através dos nossos meios eletrônicos de atendimento - caixas automáticos, internet banking e aplicativo. Nossos canais telefônicos também podem ser utilizados para tirar dúvidas. O cenário pode ser de incertezas na economia, mas também é momento de cooperar, em todos os sentidos dessa palavra.
*Floriano Quintas é presidente do Conselho de Administração da Sicredi Recife