Cooperativas financeiras são opção segura de investimento
Além dos rendimentos e segurança, instituições podem oferecer retorno dos resultados como benefício diferenciado.
Ao contrário do que se imagina, é possível começar a investir independentemente do capital inicial disponível. Existem diversas opções de investimento no mercado, cada uma com o seu grau de risco. Assim, estudar bem as alternativas é importante para saber como fazer investimentos com segurança e sem complicações.
Uma alternativa segura e com rendimentos atrativos são as instituições financeiras cooperativas. Elas possuem, em seus portfólios, alternativas de investimento de acordo com o perfil de cada investidor. Para os mais conservadores, há a poupança, enquanto quem busca maior rentabilidade pode optar por aplicações como renda fixa e fundos de investimento.
Planos de previdência, que oferecem maior flexibilidade e possibilidade de planejamento, também fazem parte dos portfólios das cooperativas; mas para quem quer investir tendo rentabilidade e liquidez diárias, o RDC é a melhor opção. Semelhante ao CDB e RDB dos bancos tradicionais, o investimento exclusivo para associados das cooperativas, além de ser mais rentável que a poupança, não tem taxa de administração. “Nos últimos 5 meses, o RDC da Sicredi Recife teve um crescimento de 14,1%”, afirma Floriano Quintas, Presidente do Conselho de Administração da cooperativa.
A Sicredi Recife, uma cooperativa que atua no mercado pernambucano há mais de 25 anos, é um exemplo desse tipo de instituição financeira que garante aos seus associados participação na distribuição de resultados, um benefício que aumenta a rentabilidade do investimento.
Todos os investimentos oferecidos pelas cooperativas são garantidos pelo FGCOOP (Fundo Garantidor do Cooperativismo), uma associação civil de abrangência nacional, sem fins lucrativos, que assegura o depositante e investidor, garantindo cobertura até o valor de R$ 250 mil por CPF.
Fonte: Sicredi Recife