Comitê Mulher da Sicredi Progresso PR/SP é lançado no Alto Tietê
O evento aconteceu na última quinta-feira, 28
Painel com convidadas para compartilhar as experiências no Comitê Mulher
-
Painel com convidadas para compartilhar as experiências no Comitê Mulher
-
Termo de lançamento oficial assinado
-
O Comitê Mulher em São Paulo contará inicialmente com cerca de 70 membras
-
Conselheiros de Administração participam do lançamento
Foi lançado, na noite de ontem (28), o Comitê Mulher da Sicredi Progresso PR/SP em encontro especial no Kebek Eventos, em Mogi das Cruzes/SP. O lançamento contou com a presença do Presidente da Sicredi Progresso Inácio Cattani, do Diretor Executivo, João Augusto da Rocha, da Diretora de Negócios, Carina Vargas, a coordenadora do Comitê Mulher do Paraná, Carla Rauber, e os conselheiros de Administração da Cooperativa.
O Comitê Mulher é um programa do Sicredi em um conjunto de ações voltados para mulheres associadas, com finalidade educativa que busca promover a equidade de gênero.
Na região de atuação da Sicredi Progresso no Paraná, o Comitê Mulher existe desde 2018 e, atualmente, bem consolidado e estruturado, expande-se para São Paulo com o objetivo de formar e fortalecer lideranças femininas para atuarem na Cooperativa e em suas comunidades locais.
No Alto Tietê, grande parte dos Coordenadores de Núcleo em nossos municípios de atuação são de mulheres e essa é mais uma oportunidade de possibilitar que elas se desenvolvam ainda mais.
“É um novo desafio, mas que abraçamos com alegria motivados em fortalecer as mulheres. Todos os treinamentos são pensados no desenvolvimento de cada uma, para se tornarem líderes ativas e protagonistas em suas regiões”, explica a Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo, Daniele Lenz.
Na noite, a convidada Alyne Moreira Lemes, Gerente de Cooperativismo e Sustentabilidade da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba, compartilhou sua história com o Comitê Mulher. Além disso, foi realizado um painel com algumas membras do Comitê que falaram de suas experiências.
Como funciona
Nos encontros, que iniciam em janeiro, serão trabalhados os módulos propostos pela Fundação Sicredi com temas como Relacionamento e Cooperativismo, Liderança, Fundamentos do Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Educação Financeira e outros.
“Após a grade inicial, ao fim do próximo ano, faremos um novo planejamento para entender as necessidades delas e trazer conteúdos novos que atendam as carências”, conta Daniele.
O critério para formar o primeiro grupo do Comitê Mulher em São Paulo foi escolher mulheres que representassem as 08 agências dos municípios (Guararema, Salesópolis, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba) a cada 500 associados uma vaga, além da coordenadora e da vice, o que resulta em cerca de 70 associadas.
Os encontros serão realizados localmente nas agências, uma vez ao mês e em datas estipuladas pelas membras, com possibilidade de alguns encontros presenciais com todas as mulheres e outros online.
Daniele também explica que para esta primeira gestão de 2025/2026 a coordenação será por indicação do Conselho de Administração e da equipe de Desenvolvimento do Cooperativismo.
A coordenadora do Comitê Mulher no Paraná, Carla Rauber, enfatiza que o Comitê contribui para uma série de treinamentos e oportunidades para as mulheres quebrando barreiras e limitações. Carla foi eleita nos primeiros quatro anos como Coordenadora, depois eleita como Coordenadora de Núcleo, e na gestão 2020/2023 também foi Conselheira de Administração. Atualmente, está novamente na coordenação do Comitê Mulher.
“A iniciativa busca descontruir estereótipos que ainda persistem na sociedade, oferecendo espaços de discussão, aprendizado e troca de experiências. Tive grande crescimento no Comitê Mulher. Aprendi muito nas formações que temos todos os meses e que não são apenas para entender ou desempenhar algum papel na Cooperativa, mas para nossa vida pessoal, profissional e social”, frisa Carla.
Em sua fala, o Presidente Inácio Cattani lembrou que o Comitê Mulher reforça o papel das mulheres na sociedade, de como elas são pilares importantes e como podem contribuir em nossas comunidades.
Associadas interessadas em participar do Comitê Mulher devem procurar sua agência Sicredi e conversar com o gerente para verificar a disponibilidade de vagas.