Do ramo varejista, empresário conta como reorganizou a empresa com apoio da Sicredi Progresso
Relacionamento próximo e consultivo fez diferença e é a base do modelo de negócio da Cooperativa

Associado Cezar Triches e o gestor da conta atual Elizandro Comerlatto
-
Associado Cezar Triches e o gestor da conta atual Elizandro Comerlatto
-
Cezar Triches e o filho, César, trabalham juntos no negócio
Cezar Triches é empresário do comércio varejista do ramo de materiais de construção - um mercado em expansão contínua. Entretanto, um mercado cheio de exigências e variáveis como é o da construção civil, requer jogo de cintura para que o negócio progrida.
Cezar sabia muito bem desses desafios quando optou por abrir a loja, no ano de 2011. Os pais tinham comércio de confecção e queriam passar a ele a administração. Com os olhos voltados para o fornecimento de materiais para construção, optou pela nova “empreitada” e investiu.
“Iniciei com a venda de telhas e tijolos, depois incrementei madeira. Os clientes foram pedindo por mais produtos como areia, cimento, cal e fui ampliando a oferta. Tudo caminhava bem”, relata Triches.
Em paralelo à loja, ele conta que decidiu investir e construir imóveis, retirando recursos da empresa. “Sabia que precisava de ajuda para a reorganização financeira. Foi aí que encontrei o Sicredi. Nenhum banco tradicional quis me apoiar nesse período, fecharam as portas para mim. Mas meu gerente do Sicredi foi mais do que um gerente”, conta o associado.
Associado da Sicredi Progresso PR/SP há 11 anos, Triches conta que seu fluxo de caixa estava comprometido e nos anos seguintes, somado ao período da pandemia foi ainda mais difícil equilibrar tudo.
Ele afirma que o papel do gerente na época foi além da oferta de produtos ou serviços, houve conscientização, seja para ajustar o fluxo de caixa, na antecipação de recebíveis para garantir o capital de giro e até mesmo com a educação financeira.
“Trabalhando paralelamente com a construção e venda de imóveis a gente sabe que o retorno não é imediato. Então, embora tivesse o comércio, meus investimentos na construção de imóveis também eram altos e a venda não era rápida, na mesma proporção”, lembra.
Após a administração “em conjunto”, Triches conseguiu reorganizar-se e voltar ao bem-estar financeiro. “As despesas eram administráveis e tudo deu certo. Foi uma parceria. Praticamente todos os nossos negócios estão com o Sicredi.”
Hoje, Cezar tem segurança, inclusive, com a sistematização de alguns processos que antes eram manuais. “A reestruturação foi feita e hoje temos vários produtos e serviços com a Cooperativa, máquina de cartão, seguro de vida dos funcionários, seguro da empresa, dentre outros”.
Feliz, o associado comemora a prosperidade. “Atendo diversas construtoras da cidade e também o interior, principalmente, nas construções de barracões, granjas, casas... é difícil o caminhão não ir todo dia para o interior”, revela.
Atualmente, a loja vende em média 10 mil sacos de cimento por mês e cerca de 300 mil peças de tijolos.
“Esse é o papel de estar ao lado do associado e que o Sicredi realiza com compromisso. Relacionamento é nosso diferencial neste sentido, mais do que ofertar um produto estudamos juntos as soluções”, enfatiza o gerente da Agência Conceito da Sicredi Progresso, Diego Vendrame, e, Cezar concorda: “o Sicredi sabe quem somos, está há anos aqui e esse olhar próximo, esses valores, fazem a diferença. Meu gerente foi muito importante porque me aconselhou e me ajudou a tomar as melhores decisões para organizar o negócio. Sou muito grato”, finaliza Triches.