Sicredi Progresso realiza primeira edição do Investor Day Agro
O agronegócio brasileiro é uma das principais atividades econômicas que movimenta o PIB; no mundo, o quarto maior produtor de alimentos
A primeira edição do Investor Day Sicredi Agro aconteceu na noite de quinta-feira (31), na sede administrativa da Sicredi Progresso PR/SP, em Toledo. O evento, que já aconteceu em oportunidades anteriores para outros segmentos, foi voltado ao público do agronegócio com foco em mercado econômico, tendências futuras e investimentos.
Atualmente, o Sicredi é a segunda maior instituição financeira do Brasil em carteira agro. O presidente da Sicredi Progresso, Inácio Cattani, ressaltou que o evento é uma iniciativa necessária e importante para o setor avançar ainda mais.
“Já fui agricultor e sou filho de produtor rural, comecei minha carreira no cooperativismo de crédito rural e, na época, não tínhamos condições de proporcionar eventos como este que permitem integração, formação e conhecimento, o que faz todo sentido para nós, além do relacionamento. O objetivo é que cada vez mais os produtores prosperem em suas atividades econômicas”, ressaltou Cattani.
O diretor executivo, João Augusto da Rocha, lembrou que o Sicredi nasceu do agro e valorizar o segmento é sempre pauta da Cooperativa, fora o fato de que conhecimento é munição para melhores negócios.
“Momentos assim são especiais para valorizar os agricultores associados, que cativam e motivam o direcionamento da Cooperativa até hoje. Precisamos promover esses encontros porque acreditamos que essa aproximação e o conhecimento beneficia tanto os produtores quanto a cooperativa e a sociedade como um todo”, enfatizou.
Mercado Agro
Em sua palestra, o analista econômico do Banco Cooperativo Sicredi, Filipe Kalikoski, destacou que o agronegócio é movido por diversos cenários e nem sempre o fator externo é de domínio do produto rural.
“O negócio do produtor rural é muito baseado em decisões ‘dentro da porteira’, que são mais fáceis dele tomar porque faz parte do seu cotidiano, como: quais sementes utilizo, quais insumos aplico, janelas de plantio, tem o auxílio do agrônomo, a assistência técnica... porém, olhando para o mercado e tendências, encontramos um universo bem mais complexo. Com essa oportunidade, o Sicredi quer trazer qualidade de informação porque isso resulta em boas decisões e resultados melhores lá na frente”, afirmou Filipe.
Kalikoski enfatizou o quanto é um diferencial do Sicredi essa preocupação de auxiliar o produtor em tudo que envolve o negócio. “Oferecemos relatórios mensais de oferta e demanda, lives todos os meses, temos muito material para dar apoio ao produtor. Esse é um diferencial, estar sempre junto do associado e dar essas informações que vão definir os resultados.”
Investimentos
Na segunda palestra da noite, o mestre em economia, especialista em investimentos e consultor da presidência da Petros, Roberto Rodrigues, ressaltou que aprimorar os métodos de investimento e ter mais saúde financeira precisa ser um alvo do produtor rural.
“Para investir precisamos ter em mente três coisas: autoconhecimento de perfil investidor, entender o cenário econômico e saber com quem se faz qualquer tipo de investimento, ou seja, ter bons parceiros de negócio. O produtor rural já tem uma atividade que lida com fatores não controláveis e é importante ter isso em mente usando as aplicações financeiras como algo que dará mais segurança e será um esteio para as oscilações naturais”, explicou.
Rodrigues também lembrou a importância da análise na hora de investir e o quanto o Sicredi pode auxiliar nessa tomada de decisão. “Segundo os especialistas em economia comportamental, nossas escolhas são em parte baseadas no sistema automático e outra no analítico. Eventos como este, nos ajudam a conhecer um pouco mais como ser analítico, entrando no detalhe do universo dos investimentos para que possamos tomar melhores decisões. Nesse ponto o Sicredi é destaque porque está muito próximo dos seus associados, próximo dos investidores e especialistas trazendo informações que atendem às necessidades do associado. É por isso que eu também invisto no Sicredi”, finalizou Roberto.