Com apoio da Sicredi Progresso, família Hentz progride no agronegócio
A produção mensal de leite chega a 100 mil litros
-
A produção mensal de leite chega a 100 mil litros
-
Família Hentz reveza as tarefas diariamente para seguir com a boa produção
-
Valdecir e Noemia Hentz
O agronegócio é um importante setor que movimenta toda a economia brasileira. Entre todos os desafios já enfrentados no campo, modernizar as atividades e também contar com a família para que a atividade se perpetue são dois dos maiores.
O associado Valdecir Hentz e a família (esposa, Noemia e os três filhos, Lucas, Victor e Henrique) são um exemplo de que é possível, com trabalho e parceria, continuar prosperando no agronegócio familiar.
Dono de 18 alqueires, Hentz atua com pecuária leiteira, ao todo 160 cabeças e 84 em atividade, além da lavoura de soja e milho, em propriedade localizada no interior de Toledo/PR, no distrito de Dez de Maio.
Seu Valdecir conta que nasceu na propriedade e lembra que nos anos 50 existiam mais produtores na Linha Santa Terezinha e, hoje, o número é bem menor.
“Nossa mão de obra aqui é totalmente familiar, claro que contando com a modernização em equipamentos e máquinas facilitou a rotina, mas restaram poucas famílias nas atividades rurais por aqui em comparação à antigamente”, conta.
O associado relata que aos poucos foi assumindo as atividades na propriedade, casou-se, teve filhos e foi procurando parcerias para poder ampliar e melhorar toda a estrutura da chácara, para que sua família pudesse permanecer e a propriedade se tornasse ainda mais rentável.
Hoje, os três filhos (dois deles já casados) também trabalham na propriedade e tiram seu sustento dela.
Associado há 24 anos na Sicredi Progresso PR/SP, seu Hentz afirma que essa parceria com a Cooperativa foi essencial para a permanência no sítio e o crescimento.
“Usamos muito dos recursos para conseguir prosperar, como a compra de mais animais, as máquinas, o consórcio para aquisição de mais alqueires, a instalação da usina solar com 230 placas, financiamos a construção da segunda casa para um dos meus filhos, a construção dos barracões, resfriadores, implementos, foram muitas parcerias. O Sicredi já ajudou muito a gente, se não fosse pelos recursos, também do Plano Safra, não sei se ainda estaríamos na propriedade. É muito importante para nós”, destaca.
Hentz conta que um dos seus sonhos era que os filhos permanecessem na atividade e que isso foi possível porque os investimentos feitos propiciaram o crescimento. “Meu sonho como pai era melhorar a propriedade para que meus filhos ficassem. Por isso, todos os investimentos que fizemos foi para gerar mais renda para pagar a porcentagem deles, também terem seu próprio ‘canto’ e seus recursos. O Sicredi ajuda muito a realizar e a ideia é progredir mais ainda”, conta.
Dedicados na ordenha, acordam cedo e revezam-se em três turnos diários com manhã, tarde e noite, fora as demais tarefas como manutenção, inseminação dos bovinos, limpezas, a lavoura. “Cada um cumprindo sua tarefa e com tudo mecanizado se tornou mais fácil. Embora ainda seja pesado, estamos acostumados com a rotina que não permite feriado, não. O rodízio das ordenhas alivia para todos”, explica.
O associado enfatiza que tem projetos futuros. “São grandes os projetos e um deles é ampliar a sala de ordenha ou fazer uma nova e isso custa. Mas tudo que precisamos é só dar um ‘alô’ para nossa gerente que ela tira as dúvidas e prontamente busca opções”.
Tânia Paetzold é a Gerente Agro da conta do seu Hentz e se alegra em ver a prosperidade dos negócios da família. “Ficamos felizes porque, de certa forma, estamos envolvidos nesse crescimento e é bom ver o agro crescendo, a família indo bem, além do fato de que a produção deles chega em nossa mesa. Tudo isso traz mais sentido ao nosso trabalho no dia a dia”, reforça Tânia.
A família Hentz produz mensalmente 100 mil litros de leite e, recentemente, seu Valdecir e a esposa Noemia também participaram de um curso de gestão financeira oferecido pela Sicredi Progresso PR/SP, exclusivamente para associados que exercem a atividade leiteira.
“Foi bem proveitoso para nos ajudar com os cálculos, e o que posso dizer é que esse relacionamento com a Cooperativa vai continuar enquanto estivermos aqui. Sempre precisamos de recursos e guardar os lucros também. É muito boa essa parceria. O Sicredi é um aliado muito forte para nós continuarmos o trabalho”, conclui.