Sicredi Planalto RS/MG funda sua primeira Cooperativa Escolar
A Emicoop conta com 28 alunos da Escola Municipal de Chapada/RS
A Sicredi Planalto RS/MG, com o intuito de fomentar o desenvolvimento da comunidade e incentivar a cooperação, promoveu um momento histórico ao fundar sua primeira Cooperativa Escolar. A Emicoop, como foi nomeada, teve sua origem na Escola Municipal de Ensino Fundamental Emílio Carlos Linck, localizada na comunidade São Miguel, na cidade de Chapada/RS.
As negociações para a criação da Cooperativa Escolar começaram no final do ano passado e culminaram na Assembleia de Fundação, realizada em 28 de novembro, no ginásio da comunidade. O evento contou com a presença de líderes locais, autoridades, professores, familiares dos alunos, colaboradores e o Diretor Executivo da Sicredi Planalto RS/MG, Vanderlei Farias de Oliveira.
A Emicoop conta com 28 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental como sócios fundadores. Durante o ano, esses estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre os valores do cooperativismo, seus princípios e desenvolver habilidades nas áreas de liderança, empreendedorismo, educação financeira e inclusão social. As aulas foram ministradas uma vez por semana, no contraturno escolar, com a orientação de um professor da própria escola e o apoio de uma Assessoria Pedagógica parceira do Sicredi.
Após a Assembleia de Fundação, a Emicoop elegeu sua primeira diretoria, tendo como presidente a aluna Isabele Backes, do 8º ano e de vice-presidente a aluna Bruna Haefflinger, do 7º ano. A partir dessa gestão, os alunos terão a oportunidade de definir seu projeto de aprendizagem e planejam realizar ações junto à comunidade, como campanhas de coleta de recicláveis, arrecadação de itens para doação, visitas a lares de idosos, além de disseminar o cooperativismo na comunidade escolar.
A Sicredi Planalto RS/MG reafirma seu compromisso com o desenvolvimento local e a formação de cidadãos cooperativos, por meio da criação da Emicoop. A cooperativa acredita que o envolvimento dos jovens desde cedo com os princípios cooperativistas contribui para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.