Inspirados pela força da natureza, jovens e mulheres do Sicredi refletem sobre liderança em Foz do Iguaçu (PR)
Super Summit Sicredi usa força dos elementos naturais para celebrar jornada de equidade e inclusão nas Instituições Financeiras Cooperativas
Com mais de mil quilômetros de extensão, o Rio Iguaçu cruza o estado do Paraná de leste a oeste, onde estão as Cataratas do Iguaçu. A força desse rio tão importante para o estado - e que em seu curso se transforma em uma das Sete Maravilhas da Natureza - é a inspiração para o Super Summit Sicredi. O encontro promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ acontecerá nos dias 17 e 18 de abril em Foz do Iguaçu (PR) e vai reunir cerca de 1,2 mil jovens e mulheres líderes nas Instituições Financeiras Cooperativas dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. A iniciativa é voltada aos integrantes dos Comitês Jovem e Mulher, movimentos que têm contribuído para o fortalecimento de uma governança mais diversa, especialmente com a presença de lideranças femininas e das novas gerações.
Com 24% de participação feminina, os Conselhos das Cooperativas Sicredi com atuação nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro registraram um salto na representatividade nos últimos anos. Até 2018, a presença feminina nos Conselhos era de 6%. O avanço da inclusão e da diversidade registrado pelo Sicredi está conectado ao início do movimento dos Comitês nas Cooperativas, em 2017, e reflete um alinhamento da instituição financeira cooperativa com o Pacto Global da ONU - que propõe que as mulheres ocupem 30% dos cargos de liderança até 2030. A governança nas Cooperativas também tem ficado mais plural com a crescente participação dos jovens que já são mais de 14% entre os Coordenadores de Núcleo das Cooperativas nos três estados.
“Todo esse movimento é como a força de um rio que, após a sua nascente, vai contornando os desafios em seu curso, ganhando maior potência com os afluentes até desaguar no mar em uma foz. É dessa maneira que entendemos o desenvolvimento do nosso movimento de pluralidade e inclusão que nasceu pequeno, mas com um objetivo bem sólido e que foi crescendo e se desenvolvendo com o apoio de cada uma das Cooperativas, chegando a um estágio no qual já temos lideranças consolidadas e outras em processo de fortalecimento num ciclo sempre crescente. Um movimento que tem a força das águas e que não para”, celebra o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock.
Programação conecta liderança com a força da natureza
Com referência à grande foz do rio Iguaçu e à força das águas, o palco principal do Super Summit Sicredi terá, logo na abertura, a presença de lideranças como a chair do WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), Diana Dykstra, e a CEO da entidade e também da Fundação WOCCU, Elissa McCarter LaBorde. O presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, Manfred Dasenbrock, e o presidente da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ, Aldo Dagostim, também participam da solenidade.
Ainda no primeiro dia de evento, a palestra de encerramento no palco principal será com o especialista em inovação Arthur Igreja. No dia 18 de abril, sobe ao mesmo palco o empreendedor social Daniel Paixão, que, pelo projeto Fruto de Favela, representou a juventude brasileira na ONU. Já a empreendedora Sandra Chemin encerra as palestras do palco principal no segundo dia de evento.
Espaços temáticos inspiram lideranças sustentáveis e plurais
Além do ambiente central do evento, o Super Summit convidará os participantes a uma experiência imersiva pelas forças da natureza, inspirando um movimento de liderança baseado na diversidade e na sustentabilidade. Serão quatro áreas temáticas. O Espaço Energia, dedicado ao empreendedorismo jovem e feminino e que terá como convidados profissionais como a co-fundadora e diretora-executiva da Aliança Empreendedora, Lina Useche, e o co-fundador da Escola de Criatividade, Jean Sigel.
O Espaço Vida vai concentrar discussões sobre o cuidado com o meio ambiente e terá a participação da idealizadora da plataforma de educação ambiental Menos 1 Lixo e defensora da ONU Meio Ambiente pela campanha Mares Limpos, Fê Cortez. Já o Espaço Diversidade fará referência à variedade de espécies e à exuberância da Mata Atlântica, e terá como tema a inclusão, diversidade e equidade. E, para fomentar a discussão sobre etarismo e gênero no espaço, os participantes poderão assistir à palestra da comunicadora e escritora, Cris Pàz.
No Espaço Caminhos, o tema principal será a governança simbolizada pela força das águas que cria seu próprio curso. Os momentos de conversas com as lideranças terá a participação da diretora do Programa Global Women's Leadership Network (GWLN), do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, Eleni Giakoumopoulos, e do diretor-executivo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Maroan Tohmé. Também somam ao espaço de reflexão e conhecimento o diretor do Programa de jovens (WYCUP) do WOCCU, Thomas Belekevich, a embaixadora do Rede Global de Mulheres Líderes (GWLN) no Brasil, Gisele Gomes, e a secretária executiva da Central Sicredi PR/SP/RJ, Suzane Almeida.