Sicredi é reconhecido pelo quarto ano consecutivo com Selo Clima Paraná
Práticas sustentáveis da instituição, para redução da pegada de carbono, recebem destaque na categoria mais alta da certificação organizada pelo Governo do Paraná
Pelo quarto ano consecutivo, as ações sustentáveis das cooperativas de crédito e investimento do Sicredi foram reconhecidas com o Selo Clima Paraná, certificação concedida pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest). Neste ano, 185 instituições foram premiadas, incluindo 167 empresas privadas, cinco órgãos públicos e, pela primeira vez, 13 municípios. A cerimônia de entrega ocorreu no dia 4 de dezembro, no Campus da Indústria da Fiep, em Curitiba, reforçando o Paraná como referência nacional em práticas sustentáveis e inovação ambiental.
Com gestão ecoeficiente e governança exemplares, o Sicredi recebeu o Selo Clima Paraná na "Categoria A - Mercado Interno", destinado às instituições com as maiores pontuações. O diretor de Supervisão da Central Sicredi PR/SP/RJ, Reginaldo Pedrão, e o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, André Alves de Assis, representaram a instituição na cerimônia. “Este prêmio reflete o esforço conjunto das nossas 24 cooperativas e mais de 400 agências no Paraná, reafirmando que estamos no caminho certo com um modelo de negócios que valoriza as comunidades onde atuamos. Faz parte do nosso compromisso mobilizar o Sicredi no estado em prol de práticas sustentáveis”, destacou Reginaldo.
O Selo Clima Paraná reconhece organizações que voluntariamente se comprometem a medir e reduzir sua pegada de carbono, além de adotar práticas alinhadas aos princípios de ESG, que englobam responsabilidade ambiental, social e de governança. Desde seu lançamento em 2015, a certificação já premiou 495 instituições. “É muito gratificante observar o crescimento dessa adesão voluntária. Isso evidencia que o paranaense está engajado em preservar nosso patrimônio natural e em contribuir para a melhoria das condições ambientais, garantindo um território cada vez mais sustentável e acolhedor para todos”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza.
Entre os critérios avaliados estão o uso de fontes renováveis de energia, a redução de emissões de gases de efeito estufa, programas de bolsas de estudos no eixo social e iniciativas internas de desenvolvimento tecnológico e compliance na governança. “O Selo Clima Paraná é um reconhecimento importante para um trabalho que já realizamos, dando visibilidade à nossa preocupação com o impacto ambiental das nossas agências. Desde 2015, seguimos o modelo GHG Protocol, que permite quantificar emissões de gases de efeito estufa de forma padronizada e global. Isso reflete nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a construção de um futuro mais responsável”, finaliza o gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, André Alves de Assis.