Educadores em ação: evento abre diálogo sobre futuro mais cooperativo na educação
Mais de 1,3 mil pessoas se reuniram em Curitiba para discutir práticas inovadoras durante o Summit Educação 2024, promovido pelo Sicredi
Superar desafios e abrir caminhos para novas oportunidades. Com essa premissa, o Summit Educação 2024 foi realizado pela Central Sicredi PR/SP/RJ, em Curitiba (PR), na última semana de outubro, com a participação de mais de 1,3 mil pessoas, representando diversos municípios do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. O evento colocou em evidência os impactos da cooperação no desenvolvimento das novas gerações.
Sob o tema 'Educadores em Ação', o Teatro Positivo foi palco das palestras com importantes nomes do setor, entre eles o reitor honorário da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, e o influenciador Marcos Petry, enquanto o Viasoft Experience sediou ativações dinâmicas e painéis interativos que criaram um ambiente propício para a troca de experiências.
Em um mundo onde a educação é a chave para um futuro mais próspero, o Sicredi se destaca ao promover programas transformadores como A União Faz a Vida, Cooperativas Escolares, Cada Gesto Educa e Cooperação na Ponta do Lápis - todos abordados no portal https://transformando.com.vc. Para conectar essas ações em um espaço colaborativo, o Summit Educação promoveu debates sobre práticas inovadoras em mais uma de suas edições.
Para o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, eventos como esse são reflexo do compromisso e dedicação dos educadores envolvidos. "O Programa A União Faz a Vida tem inspirado mais programas que estão juntos nessa jornada, promovendo um despertar de novas consciências e lideranças", afirmou em vídeo exibido na abertura.
Transformação
Com a afirmação de que a educação é uma jornada que começa no coração dos professores e se estende ao futuro da humanidade, António Nóvoa deu início ao ciclo de palestras do Summit Educação, ressaltando o papel central dos educadores na transformação do sistema escolar. "No campo da educação, o que conta verdadeiramente são os professores. Eles estão no dia a dia das escolas e são eles que têm que fazer as mudanças", declarou Nóvoa.
Embora reconhecendo a relevância da tecnologia, ele destacou que apenas os educadores podem efetuar mudanças significativas. Para ele, o futuro da educação reside na cooperação e na humanidade, onde os alunos se tornam protagonistas em atividades de pesquisa, leitura e trabalho em grupo, ao invés de meros receptores de informações.
O encontro deixou uma marca profunda nos participantes, promovendo um espaço de troca de ideias e insights transformadores. Para o assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Parque, Neri Fabbris, participar do Summit de Educação foi uma experiência enriquecedora e inspiradora
“O evento reuniu educadores que proporcionaram um ambiente propício para a troca de conhecimentos e ideias. Durante o evento, tive a oportunidade de participar de palestras que abordaram temas relevantes e atuais. Os palestrantes trouxeram insights valiosos sobre práticas pedagógicas inovadoras, destacando a importância do professor na transformação da sociedade. Agradeço a Cooperativa pela oportunidade", concluiu Neri.