Comitê Mulheres do Agro oportuniza a participação feminina no cooperativismo, em Clevelândia
Mulheres criaram até uma feirinha, trazendo renda e oportunidades
Em 2022, a Sicredi Parque das Araucárias iniciou um trabalho de levar a cooperativa mais próxima das esposas dos associados e com o objetivo de fazê-las participarem mais ativamente do cooperativismo, em Clevelândia. Logo essa ideia se transformou em um projeto, iniciaram os encontros e nasceu o Comitê Mulheres do Agro. A iniciativa, que começou com 10 agricultoras, hoje já conta com 22 participantes.
A presença feminina neste novo espaço logo se transformou em projetos. Em especial, nasceu uma nova atividade: a realização de uma feirinha com produtos confeccionados pelas próprias mulheres que integram o Comitê. A feirinha acontece mensalmente, sempre na primeira quarta-feira do mês, em frente a agência do Sicredi, no município de Clevelândia.
“Além de exercerem uma atividade empreendedora, as agricultoras têm a possibilidade de gerarem mais renda para a família e, consequentemente, melhorarem a qualidade de vida. A iniciativa trouxe outras oportunidades, entre elas conhecer a cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, que permitirá às mulheres visitarem a origem do Sicredi”, comenta a gerente da agência, Patrícia Prante Machado.
Para a gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Parque, Kari Spada, a feirinha também permite as mulheres desenvolverem outros aspectos. “Elas trabalham na prática os pilares da organização financeira, finanças, empreendedorismo, trabalho em equipe, cooperação e relacionamento interpessoal. Ainda, ajuda elas a guardarem mensalmente um valor na poupança”, afirma Kari.
Propósito
De acordo com Patrícia, os encontros promovidos pelo Comitê tem contribuído também com o desenvolvimento de outros aspectos dentro do cooperativismo. “Em cada um deles são trabalhados temas de interesse coletivo, pilares do programa, de forma simples, próxima e ativa, o que gera laços afetivos, fortalece o propósito do Comitê e faz com que sejam cada vez mais protagonistas de suas histórias”, destaca.
Iniciativa positiva
Coordenadora do Comitê, Rosemari Borba da Silva, enfatiza que a iniciativa vem sendo positiva para as participantes.
“Estamos aprendendo a empreender, a cuidar do dinheiro. A feirinha tem sido uma importante forma de gerarmos renda para as mulheres através da venda de pães, doces, geleias e muitos outros produtos. E o Comitê tem ajudado a ampliarmos as nossas amizades, nos conhecermos mais e estarmos cada vez mais juntas”, afirma Rosemari.
Oportunidade
Para a fundadora do Comitê Mulher Agro, Dalila Izolde Reolon, a iniciativa foi muito importante para o desenvolvimento das mulheres.
“Sou muito grata pela oportunidade. Nós formamos um grupo, uma família. Construímos amizades e aprendemos muito ao longo desse tempo. Em cada encontro, em cada palestra, aprendemos um pouco mais. Agradeço demais a Sicredi Parque pela oportunidade de fazermos a diferença em nossas vidas e na vida de outras pessoas”, concluiu Dalila.
Projetos
O Comitê também vem realizando outras iniciativas. Lançou o Projeto ReUse, voltado à sustentabilidade e reutilização de vidros, os quais serão utilizados na preparação de conservas, geleias, compotas e artesanatos. Também está no escopo do Comitê a elaboração de um livro digital com receitas de quitutes das famílias de cada uma das integrantes do Comitê, além de um projeto desenvolvido em parceria local.