Sicredi Ouro Verde MT realiza habilitação de professores da Educação Infantil para atuar com o Programa A União Faz a Vida
Programa de qualificação reúne profissionais de 14 cidades mato-grossenses.
A Cooperativa Sicredi Ouro Verde MT está intensificando suas práticas para, por meio da educação, transformar realidades sociais. Com a ampliação do Programa A União Faz a Vida na área de atuação da cooperativa, foram abertas vagas para as formações de professores para 100% dos municípios parceiros do programa, somando mais de 250 oportunidades de habilitação, distribuídas em cinco turmas organizadas junto às Secretarias de Educação, nos meses de abril e maio.
A formação tem carga horária total 24 horas, sendo quatro horas em formato virtual e 20 horas no presencia. As vagas são exclusivas para professores atuantes em sala de aula da Educação Infantil. Entre as cidades participantes estão Cuiabá, Acorizal, Jangada, Rosário Oeste, Nobres, Diamantino, Alto Paraguai, Santa Rita do Trivelato, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Ipiranga do Norte e Itanhangá.
‘’O Programa A União Faz a Vida é o principal programa de responsabilidade social do Sicredi, ele existe em nível de Brasil há 29 anos. É um programa que apoia a educação. Em todas as redes de ensino, nos espaços onde a gente trabalha com crianças e adolescentes, ali está o programa A União Faz a Vida. Na Ouro Verde, o programa reúne, explica Licidineia Paula Franco, assessora de Sustentabilidade e Cooperativismo na cooperativa.
Em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Secretaria Estadual de Educação, o programa alcança 72.909 crianças e adolescentes, e 5.001 professores de 194 escolas, nos municípios da área de atuação da Sicredi Ouro Verde MT.
‘’O programa A União Faz a Vida resgata princípios de cooperação e de cidadania, então, quando as escolas aderem ao programa, automaticamente nós estamos trabalhando a vivência do que é cidadania e do que é cooperação. O nosso objetivo é fazer com que o currículo da escola se torne mais interessante e atrativo, independente das disciplinas escolares. Nós levamos uma metodologia onde a comunidade é envolvida, onde os alunos saem a campo para pesquisar e os pais também possam participar’’, completa a assessora.
A formação com as turmas é conduzida pela Assessora Pedagógica Cléria Paula Franco, em parceria com a Sicredi Ouro Verde MT e Prefeituras Municipais parceiras. Os resultados adquiridos pelos profissionais são compartilhados com a comunidade local.
‘‘Nós acreditamos muito nos resultados porque oferecemos, dentro do programa, a formação continuada de qualidade, uma formação que vem ao encontro das políticas públicas da educação, da matriz nacional comum curricular, olhando para os documentos curriculares que são constituídos em nível de escolas e de município’’, conclui Licidineia.
Depois da conclusão do programa de habilitação, os professores são certificados e retornam com uma nova bagagem de conhecimentos, que serão aplicados em suas cidades de origem. ‘’Está sendo muito gratificante. Estou aprendendo e adquirindo novos conhecimentos, a cada dia é assim, você que acha que conhece, que sabe, mas no final a gente vai vendo muito mais coisas, é tudo novo e completo’’, destaca Sônia Maria, professora do município de Itanhangá.
A metodologia do Programa A União Faz a Vida foi revista para uma aplicação mais adequada à educação infantil, considerando as novas perspectivas e normativas para esse nível de ensino e o conhecimento das especificidades da infância. A atuação dos professores da rede pública de ensino começa a partir da capacitação que recebem na Habilitação.
Para a comunidade, os benefícios são muitos, assim como a participação da sociedade contribui para o desenvolvimento das ações do Programa A União Faz a Vida. ‘’Quando estamos conversando com a comunidade, pedindo para que atuem junto, ajudem e participem, a aceitação é muito boa, sempre estão prontos. O Programa ajuda muito, tanto com cursos, como a união com a famílias e com a comunidade. Tudo isso tem agregado conhecimentos’’, conclui a professora.