Sicredi e Prefeitura de Viamão assinam convênio de parceria para implementação de Cooperativa Escolar
Nesta terça-feira, 23/01, no gabinete do Prefeito de Viamão, Nilton Magalhães, aconteceu a assinatura do convênio para a implementação da primeira Cooperativa Escolar do município com estudantes da rede pública. O programa, que é uma iniciativa do Sicredi e conta com a parceria da Prefeitura de Viamão e Secretaria Municipal de Educação, será implementado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristiano Vieira da Silva com alunos de idades entre 11 e 15 anos. Eles se reunirão no contraturno escolar para participação voluntária de oficinas e formações focadas no modelo e prática cooperativista e que incentivam o empreendedorismo. O objetivo é ampliar oportunidades de aprendizado e desenvolver o protagonismo de jovens do 6º ao 9º ano.
Na ocasião estiveram presentes o Presidente da Sicredi União Metropolitana RS, Ronaldo Sielichow, o Prefeito de Viamão, Nilton Magalhães, a Secretária de Educação de Viamão, Márcia Culau, a Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristiano Vieira da Silva, Marilaine Quintanilha, a Assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo Cristina Martinenco, o Gerente da agência Sicredi Viamão Centro, Marcos Gonçalves e o Gerente de atendimento da agência Sicredi Águas Claras, Leonardo de Oliveira. Conforme a Assessora do Cooperativismo, Cristina Martinenco, o próximo passo é a apresentação do programa ao corpo diretivo da escola, professores, alunos e comunidade. “Após a volta às aulas terá uma apresentação para os pais dos alunos e posteriormente será discutido e acordado com a professora orientadora a abertura das inscrições”.
Para o Presidente da Sicredi União Metropolitana RS, Ronaldo Sielichow, o relacionamento colaborativo e próximo com os diferentes segmentos da sociedade para desenvolver e melhorar a qualidade de vida nas regiões onde a Cooperativa atua se reflete em iniciativas como esta. “A educação tem um papel transformador no mundo e o Sicredi desde as suas origens preza por estimular o aprendizado constante de todos. Não temos medido esforços para que no mínimo cada cidade tenha uma Cooperativa Escolar.”