Cooperativa Escolar Sábias do Horizonte de Sapucaia do Sul realizou a sua Assembleia Geral de Fundação
Aconteceu nesta terça-feira, 12/12, às 14h, no auditório da Secretaria de Educação de Sapucaia do Sul (Av. Marechal Deodoro, 510), a Assembleia Geral de Fundação da Cooperativa Escolar Sábias do Horizonte, cujos associados são alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Aurialícia Chaxim Bes. As Cooperativas Escolares são iniciativas do Sicredi para ampliar oportunidades de aprendizado e desenvolver o protagonismo juvenil. Os estudantes com idades entre 11 e 15 anos se reúnem no contraturno escolar para participação voluntária de oficinas e formações focadas no modelo e prática cooperativista e que incentivam o empreendedorismo.
Durante a Assembleia Geral de Fundação os associados da Cooperativa Escolar apresentaram os principais tópicos do Estatuto Social, o processo de criação da logomarca e elegeram os Conselhos Fiscal e Administrativo. Em seus pronunciamentos a Presidente da Cooperativa Escolar Sabiás do Horizonte, Sophia Victoria de Carvalho Silva e a Vice-Presidente, Kevelyn Batista Santos, falaram sobre a importância do Programa na vida dos estudantes e o quanto os possibilita vivenciar o cooperativismo na prática, bem como aprender sobre empreendedorismo, cidadania e solidariedade. Além disso, se comprometeram a desempenhar as suas funções de maneira ética e democrática. Elas agradeceram ao Sicredi e a Prefeitura de Sapucaia do Sul pela contribuição com a aprendizagem dos associados.
Estiveram presentes na cerimônia a Vice-Prefeita de Sapucaia do Sul, Dra. Imilia de Souza, a Secretária de Educação do Município, Djoidy Felipin, a Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Aurialícia Chaxim Bes, Cátia Regina Tavares, a Vice-Diretora, Gerta Stumpf e a Professora Orientadora, Roberta Morch. Representando o Sicredi compareceram o Presidente da Sicredi União Metropolitana RS, Ronaldo Sielichow, o Gerente da Agência Sicredi Sapucaia do Sul, Alessandro Magero e a Analista de Desenvolvimento do Cooperativismo, Carine Neves. Em sua fala o Presidente Ronaldo Sielichow parabenizou todos os estudantes, professores e equipe diretiva pelo engajamento e alegria. “É muito bom ver jovens com um senso coletivo apurado, interessados em adquirir novos conhecimentos e construir uma sociedade mais próspera”.
De acordo com a Analista de Desenvolvimento do Cooperativismo, Carine Neves, a implementação de uma Cooperativa Escolar inicia por intermédio da Secretaria de Educação do município, segue com a mobilização de diretores, coordenadores, professores e demais integrantes da equipe escolar e se conclui com a adesão voluntária dos alunos. Em Sapucaia do Sul, está foi a primeira escola que recebeu o Programa. “Concluímos a primeira etapa de aprendizagem que se consolidou através da Assembleia de Fundação, momento muito importante para todos, pois através do voto de cada um foi aprovado o estatuto da Cooperativa Escolar, bem como os eleitos para compor os conselhos de administração e fiscal da gestão 2023/24.”
O próximo passo da Cooperativa Escolar é o desenvolvimento de um objeto de aprendizagem, que poderá ser um produto ou serviço, conforme a linha de pesquisa e interesse dos alunos. Neste momento, eles se aprofundam no tema escolhido e compartilham os seus conhecimentos com a comunidade. O objetivo é fortalecer as competências de conhecimento, criatividade, cidadania e liderança e passar pelos temas transversais do movimento das Cooperativas Escolares que são: educação financeira, empreendedorismo social e inclusão social.